Ambientes Integrados: funcionam para você?

Ambientes integrados funcionam para você?

Conheça melhor as características das casas com ambientes integrados

Os ambientes integrados são uma forte tendência na arquitetura residencial. Este movimento é reforçado por algumas razões: Muitos imóveis têm metragens menores na maioria dos ambientes e, ao mesmo tempo, ampliam-se o tamanho dos espaços de convivência da casa, por exemplo com as chamadas varandas gourmet. Em outra vertente, têm se popularizado os apartamentos com metragem inferior a 30mᒾ . Nestas duas situações e em muitas outras, a necessidade de integração dos ambientes é cada vez maior.

Se você está pensando em reformar e integrar os ambientes da sua casa, analise primeiro os prós e contras e veja se esse tipo de layout funciona para você. Confira a seguir algumas das principais características dos ambientes integrados e decida o que é melhor para seu estilo de vida:

1- Analise limitações da obra: Se você mora em apartamento e quer alterar a planta original para integrar os ambientes, fique atento. É necessária a contratação de um profissional de arquitetura ou engenharia para que seja analisada a estrutura do imóvel e as possibilidades de remoção de paredes. Também são necessários laudos de responsabilidade técnica, exigidos nos condomínios. Não deixe de observar o regulamento interno do local.

Ambientes integrados funcionam para você?

Cada integração de ambiente tem uma característica própria

2- Tenha cautela com a cozinha americana: Um dos ambientes integrados mais solicitados é a cozinha americana. Esse tipo de ajuste pode ser interessante, pois traz amplitude e deixa o ambiente mais atual. Porém, caso você cozinhe bastante em casa, lembre-se que toda a fumaça, gordura e cheiros da cozinha espalham-se pela sala. Também é preciso pensar na organização. Uma cozinha com utensílios feios ou mais bagunçada também compromete o visual do ambiente. Lembre-se que a remoção da parede, em certos casos, pode deixar o espaço para armários suspensos mas limitado. Portanto, invista em um bom projeto.

3- Os ambientes integrados ampliam pequenos espaços: Quando bem planejada, a integração de ambientes traz a sensação de um espaço maior e mais funcional. Os ambientes podem ser harmonizados, além da possibilidade do uso de um mobiliário versátil que funciona em diversas situações.

Ambientes integrados funcionam para você?

Avalie estética e bem-estar antes de integrar os ambientes de sua casa

4-  Integrando sala e quarto: É uma boa opção para residências onde moram poucas pessoas. Geralmente a obra é mais simples e pode resolver o problema de imóveis com quartos muitos pequenos. Porém, é preciso analisar a funcionalidade. Se mora apenas uma pessoa na casa, não há conflitos em relação a barulho e luminosidade. Caso haja mais de um habitante, é preciso avaliar se a mudança não irá afetar a qualidade de vida de ambos. Um pode querer dormir no escuro enquanto o outro pode querer ver um filme de ação na sala.

Ambientes integrados funcionam para você?

5- Integrando sala e home office: Normalmente a harmonia entre o mobiliário é bem simples, além de ser uma obra fácil de fazer. Mesmo assim, fique atento: você normalmente precisa de silêncio e concentração no home office. Se você tem crianças, considere se essa alteração é viável. A presença de TV na sala também pode ser um fator de distração e mistura entre trabalho e descanso. A instalação de uma porta de correr ou divisória retrátil pode eliminar este problema.

Ambientes integrados funcionam para você?

E agora, ficou mais fácil planejar sua integração de ambientes? Então confira também algumas dicas de como realizar sua obra gastando pouco. E, não deixe de seguir o blog da EGG43.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *