Aprenda como planejar sua cozinha 

Aprenda como planejar sua cozinha 

Aprenda como planejar sua cozinha 

| arquitetura, design de interiores, reforma, residencial

Detalhes ajudam você a planejar bem sua cozinha

A cozinha é um dos espaços mais importantes da sua casa. Mesmo que você não goste ou não tenha tempo para cozinhar, este é um ambiente fundamental, que deve ser bastante funcional e inteligente. Então, para saber como planejar sua cozinha da melhor forma, confira as dicas abaixo.

Planeje seu orçamento

Antes de sair procurando e cair em tentações que vão prejudicar suas finanças, é fundamental estabelecer um orçamento realista. Não se esqueça que, muitas vezes, você terá de gastar mobiliando outras partes da casa também.

Aprenda como planejar sua cozinha 

Escolha bem os armários

Armários de cozinha são um elemento fundamental na organização de panelas, utensílios e alimentos, deixando suas bancadas livres da bagunça.

Pense também nas cores, materiais, acabamento e design. Para isso, não deixe de procurar referências em publicações da área e no Pinterest.

Para a escolha dos acabamentos, considere a funcionalidade e facilidade na limpeza. Por exemplo, se você escolher um acabamento de armários preto, brilhante e com puxadores cava, você possivelmente terá muito problemas com marcas de dedos nos móveis. Portanto, preste atenção nos detalhes.

Aprenda como planejar sua cozinha 

Atenção às bancadas e superfícies de trabalho

Aqui há muitos fatores a serem considerados. Desde as escolhas dos materiais até o posicionamento ou funcionalidade, as bancadas merecem atenção especial.

Se você gosta de cozinhar, é importante ter espaço disponível para conseguir trabalhar com conforto.

Os materiais das bancadas podem ser naturais ou sintéticos. Granito, mármore, quartzo, concreto ou madeira, são algumas opções. Você pode decidir considerando os preços, resistência e durabilidade de cada material.

E, é claro, não esqueça de harmonizar o design e as cores das bancadas com os armários.

Aprenda como planejar sua cozinha 

Cuidado para não errar no piso e na parede

É bastante fácil cometer erros quando se fala no piso da cozinha. A princípio, o piso deve ser durável ​​o suficiente para resistir a tráfego pesado, animais de estimação ou alimentos derramados.

Lembre-se também da importância de escolher um piso antiderrapante. Afinal, a cozinha é um ambiente sempre sujeito à água e gordura.

Também tome cuidado com a cor. Um piso claro deixa as manchas super visíveis fazendo um simples pingo de água aparentar sujeira. 

Quanto às paredes, você tem algumas opções. Você vai revestir com azulejos ou pintá-las? Também existe a opção de fazer um mix entre pintura e revestimento.

Aprenda como planejar sua cozinha 

O layout também é importante

Lembre-se que os caminhos entre a pia, o fogão e a geladeira devem ser rápidos, diretos e sem obstáculos. Isso é chamado de triângulo de trabalho da cozinha. 

Posicione os ingredientes que você usa todos os dias em um armário próximo da geladeira Afinal, correr pela cozinha toda apenas para fazer um sanduíche não será agradável.

Ingredientes como arroz e macarrão, devem ser armazenados perto do fogão. Se você tiver forno embutido, tente não colocá-lo perto da geladeira. O calor do forno pode encurtar a vida útil da geladeira.

Enfim, detalhes como estes fazem o layout do ambiente ser muito mais prático. 

Aprenda como planejar sua cozinha 

A pia e a torneira

Se você está pensando em comprar uma lava-louças, uma pia com apenas uma cuba é suficiente. Mas, se toda a louça será lavada manualmente, considere muito a colocação de uma cuba dupla.

Quanto à torneira, o céu é o limite. Há inúmeras opções com os mais diversos preços e modelos. Você terá água quente? A torneira será de alavanca individual ou dupla?

Também leve em conta os acabamentos. Você encontra as opções clássicas em prateado, níquel, bronze ou até dourado.

Aprenda como planejar sua cozinha 

Esse é só um pequeno guia para que você saiba como planejar sua cozinha, sem esquecer que os detalhes que fazem a diferença. Pesquise bastante e considere também a contratação de um profissional para fazer um projeto. 

Mesmo com um projeto em mãos, nada substitui seus insights e satisfação a respeito do resultado final da cozinha dos seus sonhos. E, para saber muito mais sobre como projetar sua obra, não perca nenhum post do blog do Egg43 Studio

Share this post: