Aprenda como usar o Drywall na sua casa

Aprenda como usar o Drywall na sua casa

16/04/2019 0 Por Tatiana Peterson

Conheça melhor o Drywall, um material simples e eficiente

Você já pensou em como usar o Drywall no seu projeto? No Brasil, quando o assunto é parede, muitas vezes apenas a tradicional alvenaria é vista como solução. Mas, saiba que o Drywall é sim uma excelente e prática alternativa.

O Drywall nada mais é do que um sistema industrializado de construção de paredes internas. O material é uma composição de aço galvanizado, revestido com gesso acartonado.

Muito popular em países como EUA e Canadá, o Drywall já vem sendo usado mais amplamente no Brasil há bastante tempo. É um sistema que serve para as mais diversas situações e aceita vários tipos de acabamento.

Aprenda como usar o Drywall na sua casa

Além de ser funcional, o Drywall tem uma estética bem interessante. Ele é fácil de ser instalado, além de ser limpo e econômico. Outra característica importante é que os componentes do Drywall são recicláveis e, em grande parte, não são tóxicos.

Quanto aos resíduos produzidos pela obra, o Drywall representa apenas 5%, enquanto a alvenaria, gera no mínimo 30% de resíduos.

Quais acabamentos podem ser feitos no Drywall?

Diversas opções de acabamento são possíveis de serem aplicadas no Drywall. Confira algumas delas:

Pintura

Este é sem dúvidas o acabamento mais procurado para uso em Drywall. Porém, são necessários alguns cuidados especiais para que a pintura tenha um bom resultado nas placas.

O material, quando instalado, possui juntas e parafusos. Essas áreas devem ser tratadas com massa e fita específicas, para que a superfície fique totalmente uniforme, evitando o aparecimento de marcas na pintura, como rebaixamentos e saliências.

Aprenda como usar o Drywall na sua casa

Após a secagem da massa, as áreas das juntas e parafusos precisam ser lixadas. Caso você deseje um acabamento mais sofisticado pode, inclusive, aplicar mais uma demão de massa sobre toda a superfície do Drywall e não apenas sobre a área das juntas.

Como usar o Drywall em áreas úmidas?

Azulejo

Se você pensa que áreas úmidas como banheiros e lavanderias são proibidas para o Drywall, está enganado. Existem chapas especiais para áreas úmidas, chamadas RU (Resistente à Umidade). Porém, mesmo as chapas RU devem conter impermeabilizante.

Após o preparo da parede com uma argamassa especial chamada de flexível ACII ou ACIII, ela pode receber revestimento com azulejos normalmente.

Aprenda como usar o Drywall na sua casa

 Papel de parede

Além de estar em alta, a aplicação de papel de parede no Drywall não requer nenhuma preparação especial. A colocação do papel é bastante simples e, muitas vezes, nem requer um profissional. Você mesmo pode fazê-la.

Mesmo nas áreas úmidas, o papel de parede pode ser aplicado. Porém, para áreas como banheiros e lavabos valem os mesmos cuidados das paredes com azulejos. Devem ser usadas chapas RU e impermeabilização.

Aprenda como usar o Drywall na sua casa

Agora você pode conversar com seu arquiteto e solicitar uma avaliação sobre como usar o Drywall em sua casa. E, se você gostou dessas dicas, conheça também o que você pode utilizar para realizar uma construção sustentável.