Ar condicionado ou ventilador: o que é melhor?

Ar condicionado ou ventilador: o que é melhor?

Veja o que é melhor no seu caso: ar condicionado ou ventilador 

Se você se animou com a chegada do outono e a possibilidade de uma trégua do calor,  já deve estar perdendo as esperanças. As altas temperaturas continuam firmes e, de acordo com estudos, devem tornar-se ainda mais frequentes. Mas, para que sua casa fique mais agradável, o que é melhor? Ar condicionado ou ventilador?

Difícil ter uma resposta única.  Preço, estrutura, estética, funcionalidades, entre outras, são variáveis que você deve ter em mente antes de escolher. Então, confira aqui algumas particularidades de cada opção. Assim, você conseguirá para pesar os prós e os contras e tomar a melhor decisão para o seu caso.

Ventilador: prático e barato

Quando pensamos em ventiladores, tudo parece fácil. De forma geral, eles podem ser levados aos diversos ambientes, requerendo apenas a existência de uma tomada.

Assim, seus problemas estão resolvidos? Nem sempre. O que incomoda muita gente é que os ventiladores apenas circulam o ar e não o resfriam, o que em muitas situações pode não ser suficiente.

Para otimizar o funcionamento do ventilador, você pode abrir as janelas e portas nas horas mais frescas do dia. Deixe o ar do local refrescar um pouco e logo em seguida, feche tudo novamente. Você terá a circulação de ar mais frio, ajudando a vencer o calor.

Ventilador mais eficiente: cada modelo traz um efeito específico

Quanto ao quesito ruído, o ventilador é relativamente mais silencioso do que o ar condicionado. Alguns modelos contam inclusive com a função “dormir”, que costuma ter menor potência, porém o nível de ruído também é menor.

Dependendo do modelo do aparelho, pode-se obter efeitos diferentes de ventilação. Também devemos lembrar que o ventilador é parte da decoração. Escolhê-los da forma correta, vai deixar seu ambiente mais bonito.

De maneira geral, os ventiladores de teto não consomem tanta energia. São indicados para ambientes de 15 a 30 metros quadrados. Existem modelos em diversos estilos, desde os mais clássicos aos mais contemporâneos. A altura do teto também deve ser considerada.

Ar condicionado ou ventilador: o que é melhor?

Já os ventiladores de mesa são normalmente mais silenciosos e podem ser adaptados a diversos ambientes. Esteticamente, a maioria deles deixa a desejar.

Os ventiladores de coluna também podem ser uma boa opção. Mas, antes que você pense que só existem apenas aqueles modelos feios dos escritórios antigos, saiba que hoje existem opções com design bastante interessante.

Ar condicionado ou ventilador: o que é melhor?

Podemos considerar também os ventiladores de torre. Existem modelos bem clean, porém na maioria deles o direcionamento de ar é restrito. A ventilação ocorre apenas para a frente e, devido a sua altura, o alcance não é muito amplo.

Ar condicionado ou ventilador: o que é melhor?

Ar condicionado: eficiente e confortável

Porém, se você está motivado a fazer algum tipo de reforma e não se importa caso seja necessário um pequeno quebra-quebra, pode investir na instalação de um sistema de ar condicionado.

Alguns imóveis contam com nicho para o ar condicionado de parede. Porém, os modelos split, mais atuais e desejados, requerem algumas adaptações para a tubulação, bem como das unidades condensadora e evaporadora.

Ar condicionado ou ventilador: o que é melhor?

Quanto à eficiência, o ar condicionado é normalmente preferido ao ventilador. Ele proporciona o resfriamento do ambiente, trazendo maior conforto térmico. Vale lembrar que nos modelos quente/frio, o ar condicionado também serve para aquecimento.

BTU: a unidade que determina a potência de cada aparelho

Os aparelhos são bem mais caros do que os ventiladores. Você deve adequar a potência da máquina a cada tamanho de ambiente. A quantidade de BTUs é o que determina a diferença de cada aparelho. Quanto maior o valor do BTU, maior a capacidade de ação do modelo. Confira a tabela abaixo:

Metragem aproximada do ambiente:

10 m² = 7.000 BTUs a 7.500 BTUs

15 m²  = 7.500 BTUs a 10.000 BTUs

20 m² = 12.000 BTUs a 15.000 BTUs 

30 m² = 15.000 BTUs a 18.000 BTUs

50 m²= 21.000 BTUs  a 30.000 BTUs

Esteticamente, o ar condicionado split é bem discreto na parte interna do ambiente, porém a unidade condensadora já é mais complicada para disfarçar.

Uma opção interessante, é a confecção de um móvel para cobrir a condensadora. A estrutura deve ser feita com material e design adequados, para que o desempenho da máquina seja preservado.

Ar condicionado ou ventilador: o que é melhor?

Ar condicionado ou ventilador: o que é melhor?

Agora ficou mais fácil decidir entre ar condicionado ou ventilador? Se você está pensando em desenvolver um projeto de arquitetura, converse antes com bons profissionais.

Considere que há também a possibilidade de mesclar ar condicionado e ventilador em ambientes diferentes, o que pode ser uma opção interessante, se por exemplo você tem alguém alérgico ao ar condicionado na residência, ou qualquer outra necessidade.

E, siga o blog do Egg43 Studio. Ideias que inspiram você toda a semana.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *