Benefícios do ralo linear: abandone o ralo comum

Benefícios do ralo linear: abandone o ralo comum

Benefícios do ralo linear: abandone o ralo comum

| arquitetura, reforma, residencial

Entenda melhor como funciona o ralo linear

Um escoamento de água eficiente é algo fundamental na rotina do dia a dia de qualquer edificação. Mas, quando estamos construindo, às vezes deixamos de pensar em detalhes simples como os ralos. Sendo assim, você já ouviu falar nos benefícios do ralo linear?

Muitas vezes, a escolha dos ralos adequados para cada ambiente como cozinhas, banheiros, áreas de serviço e terraços não é feita de forma correta. Isso pode ocasionar diversos problemas, incluindo inundações e perda de móveis, pisos de madeira, etc.

Os tubos que ficam na parte interna dos ralos são interligados, formando um sistema para obter uma boa vedação. Isso vai evitar que o esgoto e seus gases entrem em contato com o ambiente. Os ralos também tem a função de fazer com que os resíduos cheguem corretamente à rede de tratamento do esgoto.

Todos os ralos são formados por uma caixa receptora e sua tampa. Nos modelos de ralo tradicionais, as tampas costumam ser pequenas. Medem mais ou menos 20 X 20 cm e possuem uma grelha rotativa, com pequenos orifícios.

Usualmente, é feito um cálculo para ver se o ralo é capaz de atender às necessidades de escoamento. Porém, fatores como entupimentos, chuva excessiva e outros, podem fazer com que os ralos tradicionais apresentem dificuldades para dar conta da demanda de escoamento.

Então, o ralo linear pode ser uma excelente alternativa para eliminar muitos problemas. Os ralos lineares são compostos por uma grelha e também possuem uma calha de escoamento. Veja:

Benefícios do ralo linear: abandone o ralo comum

Benefícios da instalação do ralo linear

Pelo fato do ralo linear possuir uma área de entrada bem mais extensa, as possibilidades de acúmulo excessivo de água é bem menor. Esse tipo de ralo também possui diversos outros pontos positivos:

Maior facilidade de limpeza

O design do ralo linear favorece a limpeza fácil e correta por não conter emendas ou reentrâncias. 

Também fica mais difícil para que resíduos de acumulem. Para limpeza da calha, basta remover a grelha, que sai com bastante facilidade.

Vazão de água bem mais ampla

Em áreas onde a lavagem constante é necessária, como no entorno de piscinas, churrasqueiras, jardins e ambientes industriais, o escoamento de grandes quantidades de água é primordial.

A estrutura do ralo linear propicia uma vazão de água muito mais eficiente e higiênica, por ser bem maior do que os ralos convencionais.

Benefícios do ralo linear: abandone o ralo comum

Design bem mais bonito

A beleza é a característica que inicialmente chama mais atenção nos ralos lineares. Eles se incorporam ao ambiente de uma forma bem mais sutil, além de serem bastante funcionais.

Protege contra maus odores

O formato do ralo linear é mais eficiente na contenção do mau cheiro proveniente do esgoto. Os odores do ralo chegam ao ambiente devido à evaporação da água usada para a sifonagem do sistema.

Quando o nível da água está baixo nos ralos tradicionais, os gases acabam retornando nos canos, causando o cheiro ruim. 

Como os ralos lineares não possuem orifícios grandes na grelha, a evaporação de água é menor, diminuindo este tipo de problema.

Benefícios do ralo linear: abandone o ralo comum

Instalação bastante simples

É claro que os ralos devem ser sempre projetados e instalados por mão de obra especializada. 

Porém, o processo de instalação dos ralos lineares é mais fácil porque eles são colocados próximos à paredes ou no centro dos ambientes. 

Por isso, serão necessários apenas um ou dois ângulos de caimento da água. Já os ralos tradicionais, requerem 4 ângulos de caída diferentes.

Benefícios do ralo linear: abandone o ralo comum

Agora que você conhece os benefícios do ralo linear, já pode considerar que ele seja incluído no seu projeto de reforma ou construção. Se precisar de ajuda profissional especializada para realizar a obra perfeita para você, converse com o Egg43 Studio.

Share this post: