Como encontrar o melhor terreno para construir?

Como encontrar o melhor terreno para construir?

Como encontrar o melhor terreno para construir?

| arquitetura, construção, residencial

Veja como escolher o melhor terreno para seu projeto

Você está planejando fazer a casa que sempre quis? Já pensa nos ambientes, decoração e cores? Porém, uma questão é primordial: como encontrar o melhor terreno para construir?

Muitas vezes, simplesmente nos encantamos com o lugar por algum motivo mais emocional e nos esquecemos de analisar fatores fundamentais para saber se é ou não o terreno ideal para nosso projeto.

Então, veja a seguir algumas dicas que vão ajudar você a encontrar o melhor terreno para tornar sua empreitada bem sucedida.

Confira a documentação 

De acordo com o site Casa & Construção, é extremamente importante que você confira a documentação do terreno antes de decidir adquiri-lo.

Informações como a certidão de propriedade, com negativa de ônus e alienações, são emitidas pelo Cartório de Registro de Imóveis do local e devem ser solicitadas.

Peça também também as certidões de ações dos distribuidores cíveis, protestos, execuções fiscais e ações federais, a fim de conferir se há algum tipo de ação contra o proprietário.

Veja se o terreno está averbado, ou seja, registrado no nome de quem o está vendendo para você. Caso contrário, o comprador deve regularizar a situação. 

São necessárias também a Certidão Negativa de Débitos Municipais e o carnê do IPTU, que informam a metragem do terreno e seu valor venal. 

Observe a topografia do terreno

Se você quer uma casa térrea com espaço de circulação mais otimizado, dê preferência aos terrenos planos. Estes tendem a ter preço mais elevado, mas pagar por essa diferença pode valer a pena.

Terrenos com declive tornam necessário que haja movimentações de terra, como estruturas de contenção, drenagem ou aterros.

Fique alerta com os terrenos em aclive. Eles são sujeitos a enchentes e as adequações necessárias costumam ser caras.

O ideal é consultar um profissional de arquitetura ou engenharia desde o momento da decisão da compra. Assim você garante que sua edificação ficará como deseja, eliminando custos com a adaptação do terreno. 

Como encontrar o melhor terreno para construir?

Cheque a qualidade do solo

Procure saber a natureza da qualidade do solo e o que pode haver de problemático no subsolo.

Por exemplo, solos arenosos não são indicados para estruturas muito pesadas, ou com vários andares. O risco de erosão e a incidência de rachaduras ou abalos estruturais é grande.

Já os solos pedregosos são complicados, pois a remoção de rochas é um processo caro e complexo, o que dificulta a instalação de fundações mais profundas.

Cuidado também com terrenos em áreas de aterros ou próximos à nascentes, rios e represas, pois estas áreas podem ser de preservação ambiental.

Localize a incidência de luz solar

Aqui no Brasil, terrenos voltados para a face norte são os que mais recebem luz solar sendo, portanto, os mais valorizados.

Na hora do projeto, o ideal é deixar os dormitórios posicionados para o nascer do sol. A face sul é a que recebe menos sol, então o melhor é deixar lá os ambientes que não necessitem tanto de luz natural como cozinhas ou despensas.

Como encontrar o melhor terreno para construir?

Pesquise o zoneamento da área

O zoneamento é a forma em que uma cidade está separada, de acordo com a finalidade dos imóveis. As zonas se dividem em residenciais, comerciais, industriais e mistas.

O zoneamento também determina o número de andares permitidos em prédios. É um item que vale a pena ser checado. A prefeitura e os corretores de imóveis possuem as informações a respeito das leis de zoneamento de cada área.

Como encontrar o melhor terreno para construir?

Olhe a vizinhança

Alguns dos problemas cada vez mais frequentes nas cidades são em relação à vizinhança. Poluição sonora em geral, como proximidade a bares e casas noturnas, indústrias e outros é uma questão difícil de solucionar, uma vez que a legislação e ação das autoridades não costuma ser muito eficiente para este tipo de problema.

Então, antes de comprar o terreno, visite o local em horários e dias diferentes, para que você saiba o que acontece nas redondezas.

Agora que você já sabe como encontrar o melhor terreno para construir, é hora de encontrar bons profissionais para realizar seu projeto. O Egg43 Studio conta com profissionais qualificados, aptos a prestar consultoria desde a escolha do terreno até projetos de construção, arquitetura e decoração. Venha conversar conosco.

Share this post: