Como escolher o ar condicionado certo?

Como escolher o ar condicionado certo

Como escolher o ar condicionado certo?

| arquitetura, comercial, corporativo, residencial

O modelo e a quantidade de BTUs são fatores fundamentais para a escolha correta

Se você estava esperando a chegada do inverno para ter um refresco do calor excessivo, infelizmente as notícias não são muito animadoras. Com a ocorrência do fenômeno El Niño durante a estação mais fria do ano no Brasil, as temperaturas devem ficar acima da média em todo o país. Por isso, é melhor você aprender como escolher o ar condicionado certo.

Quais os principais tipos de ar condicionado?

Primeiramente, é importante entender quais as características de cada tipo de ar condicionado, para que você decida a melhor alternativa para cada ambiente.

Ar condicionado Split

Todo o ar condicionado que é dividido em 2 unidades é chamado de split. Uma unidade é a evaporadora e a outra é a condensadora. A condensadora é a unidade externa e a evaporadora ficará dentro do ambiente. 

Os modelos split podem ser fabricados com 2 tecnologias diferentes: convencional e inverter. Basicamente, a diferença entre os 2 tipos encontra-se nos componentes internos do aparelho, sendo que o inverter costuma economizar mais energia. Por outro lado, os modelos convencionais apresentam melhor preço.

Também não deixe de considerar que você pode ter um ar condicionado que apenas resfria o ambiente (frio), enquanto outros modelos também servem para aquecer (quente/frio). Há vários subtipos de ar condicionado split:

Split de parede

É o modelo mais popular no mercado, pois alia boa tecnologia, design interessante e é perfeito para pequenos ambientes como salas de estar, quartos, escritórios, etc.

Como escolher o ar condicionado certo

Split cassete

Pode ser embutido no teto e distribui o ar por quatro saídas, distribuindo melhor a ventilação no ambiente.

Como escolher o ar condicionado certo

Multi split

É composto por 1 unidade condensadora e pode conter até 8 unidades internas. Isso significa que você pode climatizar até 8 ambientes diferentes sem a necessidade de ter diversas unidades externas.

Como escolher o ar condicionado certo

Ar condicionado de janela

Este tipo de modelo atualmente não é tão utilizado, pois requer uma abertura na parede do ambiente, o que não pode ser feito em todo o tipo de imóvel.

Como ele não pode ser “camuflado”, só é instalado em construções que permitam a abertura e já possuam nicho adequado para ele. É composto apenas por uma unidade, e sua instalação é mais prática do que a dos modelos split.

Como escolher o ar condicionado certo

Ar condicionado portátil

Este é o modelo mais prático de ar condicionado, pois não requer instalação e pode ser levado a qualquer ambiente. A única necessidade é que o tubo de saída de ar esteja fora do ambiente, para que a troca do ar quente pelo frio ocorra. Embora sejam portáteis, alguns modelos deste tipo de ar condicionado são mais caros do que os split convencionais.

Como escolher o ar condicionado certo

Quantos BTUs o ar condicionado deve ter?

Uma vez que você já sabe como escolher o ar condicionado mais adequado às suas necessidades, surge outra dúvida. Quantos BTUs o aparelho deve ter?

Primeiramente, BTU (British Termal Unit) é a medida que vai determinar a potência de refrigeração do ar condicionado. Portanto, escolher o número de BTUs adequado a cada caso, garante que seu ambiente seja corretamente refrigerado, dentro das suas expectativas.

Isso permite que você invista em equipamentos de acordo com a real necessidade da área. Assim como não adianta colocar um aparelho pouco potente em um ambiente grande, também não e necessário gastar dinheiro em uma máquina muito poderosa se precisa apenas refrigerar uma sala de estar pequena.

Calcular o número de BTUs necessário a cada projeto é simples. Você deve medir o cômodo e levar em conta fatores como incidência de luz do sol, quantidade de aparelhos eletrônicos, lâmpadas e a localização do imóvel. Tudo isso influencia no aquecimento do ambiente. Lembre-se também de estimar quantas pessoas em média frequentam o local a ser refrigerado.

Normalmente, cada metro quadrado necessita de 600 a 800 BTUs. Assim, deve-se somar 600 BTUs (ou 800, se houver mais fontes de calor) a cada usuário adicional do espaço (o primeiro não conta)

Então, se o ambiente tem 20 m², há pouca emissão de calor e seria usado por 2 pessoas, o cálculo seria (600 X 20) + 600 =  12.600 BTUs.

A tabela a seguir, da Leroy Merlin, ajuda você a realizar os cálculos mais rapidamente:

Como escolher o ar condicionado certo

Ficou mais fácil agora? Então, agora você já pode pesquisar e escolher o ar condicionado ideal para seu projeto.

Se, por acaso, você ainda está em dúvida entre ventilador ou ar condicionado, leia mais a respeito aqui no blog do Egg43 Studio.

Share this post: