Como funcionam os aditivos para concreto?

Como funcionam os aditivos para concreto?

| arquitetura, construção, reforma

Aprenda como melhorar a durabilidade e maleabilidade do concreto

Inicialmente não damos muita atenção para isso, porém, na hora de construir é bastante importante saber como funcionam os aditivos para concreto. 

Elemento básico de qualquer edificação, o concreto precisa receber o auxílio de algumas substâncias que facilitem seu manuseio e maximizem seu aproveitamento.

É aí que reside o papel dos aditivos. Eles são misturados ao concreto ou à argamassa com o objetivo de modificar seu estado físico. Assim, a maleabilidade do concreto é melhorada, fazendo com que este tenha as mais diversas aplicações.

Os aditivos para concreto são colocados nas misturas de cimento, areia, água e brita, sendo capazes de modificar as propriedades do material, seja quando ele estiver fresco ou endurecido.

Como funcionam os aditivos para concreto?

O objetivo dos aditivos é estender a duração do produto final, propiciando a redução da relação água e cimento. Entretanto, produtos como os superplastificantes à base de nanosílica estabilizada são capazes até de agregar outras propriedades que vão além da redução água/cimento.

De acordo com o blog da Votorantim Cimentos, algumas funções dos aditivos para concreto são: proporcionar aumento de resistência, acelerar ou retardar o tempo de pega, aumentar a capacidade do concreto e trazer maior fluidez à mistura.

Os aditivos de concreto são normatizados através da ABNT NBR 11768 e as dosagens de cada um são especificadas pelos fabricantes.

Para determinar quais as dosagens de aditivos necessárias em cada caso, é necessária a realização de testes com os materiais que serão utilizados em cada obra. Também é fundamental conhecer a compatibilidade de cada aditivo com o cimento que será utilizado.

Principais tipos de aditivos para concreto

Embora alguns aditivos combinem duas ou mais funções, de forma geral, os principais tipos de aditivos para concreto são:

Redutores de água

São aditivos que permitem reduzir a quantidade de água do concreto, sem modificar sua consistência em estado fresco. Os aditivos redutores de água são utilizados para ajudar no manuseio do concreto, aumentando seu abatimento e fluidez.

Aceleradores ou retardadores de pega

Os aditivos aceleradores abreviam o processo de transição entre o estado plástico e o endurecimento do concreto. Já os retardadores, fazem o inverso, adiando seu endurecimento.

Como funcionam os aditivos para concreto?

Incorporadores de ar

Servem para deixar o concreto mais homogêneo e coeso. Também aumentam sua durabilidade, diminuindo a permeabilidade e a segregação do concreto.

Chama-se incorporador de ar porque durante o amassamento do concreto, ele ajuda a incorporar uma quantidade de pequenas bolhas de ar que permanecem mesmo após a mistura endurecer.

Plastificantes 

Reduzem a quantidade de água utilizada, trazendo melhor trabalhabilidade ao concreto para tarefas de acabamento e adensamento. Existem também os aditivos plastificantes de alta resolução que combinam os efeitos do aditivo redutor de água com os efeitos do aditivo retardador de pega.

Aceleradores de resistência

Aumentam a taxa de desenvolvimento das resistências iniciais do concreto, com ou sem modificação do tempo de pega.

Agora que você já sabe como funcionam os aditivos para concreto, descubra também se existe mesmo concreto sustentável

Fique sempre bem informado sobre arquitetura e construção. Siga sempre o Blog do Egg43 Studio.

Share this post: