Como impermeabilizar sua obra corretamente?

Como impermeabilizar sua obra corretamente?

Como impermeabilizar sua obra corretamente?

| arquitetura, manutenção

Falha na impermeabilização é aquele tipo de problema que, quando você nota, já pode ser tarde demais. E, infelizmente,  os problemas de umidade, são bastante frequentes nas mais diversas edificações como prédios, viadutos, etc. Para evitar isso na sua construção, é importante que você saiba como impermeabilizar sua obra.

Um bom trabalho de impermeabilização é fundamental para a durabilidade das estruturas. Se este trabalho não é bem feito desde o início, alguns problemas podem ser de difícil solução e até irreversíveis.

A função dos processos de impermeabilização é formar uma barreira física com a finalidade de eliminar a propagação da umidade. Assim, evita-se o aparecimento de infiltrações, mofo, goteiras, corrosão da estrutura e desplacamento de azulejos.

Como impermeabilizar sua obra corretamente?

Quais são os tipos de impermeabilizantes?

Basicamente, os impermeabilizantes podem ser rígidos ou flexíveis.

Impermeabilizantes rígidos

São aplicados nas partes mais estáveis da edificação. Geralmente, esses locais apresentam menor risco de trincas e fissuras, que podem comprometer a qualidade da impermeabilização deste tipo.

Os impermeabilizantes rígidos normalmente são usados em pisos internos em contato com o solo, fundações, piscinas enterradas e contenções.

Os tipos mais comuns de impermeabilizantes rígidos são as argamassas impermeabilizantes, os cristalizantes, as resinas epóxi e os cimentos poliméricos.

No processo de impermeabilização rígida, ocorre a incorporação do produto pelas estruturas. Isso significa que o material impermeabilizante adquire as características da estrutura que o recebeu. Isso ocorre, por exemplo, em pisos de concreto, fundações, etc.

Para que a impermeabilização rígida funcione, é muito importante que a estrutura esteja preservada, íntegra. Pois, pequenas rachaduras já são a porta de entrada para infiltrações. Por isso, normalmente a impermeabilização rígida é aplicada em elementos abaixo do solo, ou seja, enterrados.

Como impermeabilizar sua obra corretamente?

Impermeabilizantes flexíveis

Como o próprio nome indica, esses materiais são mais elásticos, o que faz com que estes tipos de produtos sejam indicados para estruturas sujeitas a movimentações, vibração, insolações, dilatações e contrações.

Por isso, os impermeabilizantes flexíveis são utilizados em lajes (tanto térreos como coberturas), banheiros, cozinhas, terraços e reservatórios elevados.

Os tipos de impermeabilizantes flexíveis são as mantas de PEAD, PVC e  EPDM, mantas asfálticas, membranas asfálticas que são moldadas no local a quente ou a frio, membranas de poliuretano, de poliureia e resinas acrílicas.

Dentre os fatores que determinam a escolha da impermeabilização, estão a exposição aos fenômenos climáticos, o trânsito de pessoas e veículos e sua intensidade, a exposição a agentes químicos e qual o nível de movimentação que a estrutura estará sujeita.

Você já pode perceber que a escolha do impermeabilizante correto depende de vários fatores. A opção correta vai determinar a qualidade e conservação da estrutura a longo prazo.

Como impermeabilizar sua obra corretamente?

Quais as formas mais comuns de infiltração em casas?

Alguns pontos da estrutura são mais sujeitos a infiltração dentro da sua casa como as lajes, o teto e as paredes. Por isso, a impermeabilização correta destes locais é fundamental. Os principais tipos de infiltrações são:

Decorrentes de intempéries

É quando a água da chuva penetra diretamente pela fachada ou cobertura do edifício. Essa é uma consequência direta de falhas na impermeabilização.

Como impermeabilizar sua obra corretamente?

Condensação

Acontece quando o vapor de água existente no interior de um local entra em contato com as paredes formando pequenas gotas de água. Isso ocorre normalmente nos dias mais frios e favorece o crescimento de microrganismos prejudiciais a saúde, provocando também manchas nas paredes. 

Se comprovado que a razão da umidade é apenas condensação e não proveniente da estrutura, melhorar a ventilação do local pode ajudar a resolver o problema.

 

Como impermeabilizar sua obra corretamente?

 

Infiltração por capilaridade

Aparece nas partes inferiores das paredes porque está ocorrendo a absorção de água proveniente do solo através da fundação.

Como impermeabilizar sua obra corretamente?

Se você tem mais dúvidas sobre como impermeabilizar sua obra, é fundamental que você tenha assistência de bons profissionais. 

Nós do Egg43 Studio contamos com uma equipe especializada em projeto e execução, para que sua obra esteja segura contra os danos causados por falhas na impermeabilização. Não deixe de agendar uma conversa com a gente.

Share this post: