Como usar o mármore na decoração de interiores

Como usar o mármore na decoração de interiores

Veja como utilizar o mármore em ambientes contemporâneos ou clássicos

Em tempos de porcelanato, muitas vezes deixamos de considerar o uso das pedras naturais em nossa casa. Mas, saiba que uma das pedras mais antigas, nobres e interessantes do mercado continua em alta. O mármore na decoração é, na maioria das vezes, uma escolha bonita e certeira.

Acompanhe então algumas formas de usar o mármore no seu projeto. E, se você acha que o mármore é datado, veja como ele pode ser usado tanto em projetos mais clássicos como também nos mais contemporâneos.

Como usar o mármore na decoração de interiores

Mármore e granito: no fundo são a mesma coisa?

O mármore, juntamente ao granito, são as rochas mais utilizadas na decoração. Você pode pensar que, no final das contas, eles são a mesma coisa. Mas, na realidade, mármore e granito são materiais bem diferentes.

Cada um deles possui uma composição mineral distinta. E, quando consideramos itens como resistência abrasiva e química, vemos que eles realmente não são iguais em quase nada.

Os mármores são formados por minerais carbonáticos, que os fazem bem menos resistente à abrasão.

Assim, o mármore é indicado para pisos internos, onde o tráfego de pessoas não é tão intenso. Pode ser uma boa opção também para paredes e outras aplicações onde a resistência da rocha não é primordial.

Entretanto, o mármore não é a melhor alternativa para pisos onde há alto tráfego de pessoas.  O uso da rocha em tampos de pia e mesa na cozinha também não é ideal. O mármore é bastante sensível a agentes ácidos (encontrados em frutas e sucos cítricos), bem como  água sanitária, óleos e gorduras.

Já o granito tem em sua composição materiais silicáticos, que são bem mais resistentes à abrasão.

Por esta razão, o granito é um material muito utilizado em pias, mesas e pisos de locais externos movimentados como aeroportos, halls de edifícios, shoppings e outros.

Como usar o mármore na decoração de interiores

Quais são os tipos de mármore existentes?

É um erro achar que o mármore é apenas branco. Muitas vezes, o nome da pedra é associado a uma de suas mais famosas variações, o mármore carrara (que é branco com veios escuros).

Porém, devido ao diferenciado grau metamórfico de cada composição da pedra, o mármore pode ter sim coloração diversa. Veja alguns dos tipos mais conhecidos de mármore.

Como usar o mármore na decoração de interiores

Da esquerda para a direita, temos: Perlino Bianco (Itália), Rosso Verona (Itália), Travertino Nacional, Pighes (grécia), Calacata Marchia Oro Vagli (Itália), Crema Valência (Espanha), Boticcino (Itália), Carrara Statuário (Itália), Crema Marfil (Espanha), Travertino Romano Bruto (Itália).

Onde aplicar o mármore na decoração?

Os usos do  mármore na decoração de interiores são inúmeros. Ele pode aparecer na cozinha, na sala e até na parede de dormitórios. Aliado ao mobiliário, o mármore pode compor diferentes atmosferas ao ambiente, desde o mais sóbrio e requintado, até o mais moderno e contemporâneo. Veja algumas ideias:

Como usar o mármore na decoração de interiores

Como usar o mármore na decoração de interiores

Como usar o mármore na decoração de interiores

Como usar o mármore na decoração de interiores

Ficou inspirado? Então, aprenda também como escolher os melhores materiais para a bancada de sua cozinha. E, se precisar de ajuda em seu projeto, converse com o Egg43 Studio. Criamos soluções residenciais e corporativas, para todos os tipos de perfis.

Imagens de capa utilizadas:

https://www.homeaway.pt
https://www.hgtv.com
https://www.dhgate.com
https://www.graniterepublic.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *