Concreto sustentável: existe mesmo?

Concreto sustentável: existe mesmo?

06/03/2019 0 Por Tatiana Peterson

Entenda como funciona a reciclagem de concreto

Se você vai realizar uma reforma, sabe que uma das primeiras providências a serem tomadas é saber como descartar o entulho da obra. Normalmente, são contratadas caçambas, que dão destino a tudo o que sobra. Grande parte deste entulho descartado é composta por concreto. Seu problema, aparentemente, está resolvido. Mas, você já parou para pensar o quanto esse lixo impacta o meio ambiente? Saiba então que esse material pode ser reciclado, dando origem ao concreto sustentável.

De acordo com o site Pensamento Verde, cerca de 10% do material em um canteiro de obras é desperdiçado. Mais de 90% desses resíduos podem ser reciclados e reaproveitados. Quanto ao concreto, não podem ser aproveitado o material que contenha substâncias tóxicas como sulfato de cálcio, cloretos, óleos e o pigmentado. Qualquer outro tipo de concreto pode passar pelo processo de reciclagem. O concreto sustentável é uma realidade cada vez mais presente na construção civil.

Como ocorre o processo de reciclagem?

O concreto não utilizado em uma obra volta para a reciclagem de duas formas: Como lastro, que é o material que fica impregnado no interior da betoneira, ou como sobra que é o nome dado a qualquer outro resíduo. De acordo com a Votorantim, tanto o concreto fresco como o endurecido podem ser reciclados.

O concreto fresco pode ser reaproveitado com a utilização de um aditivo estabilizador para a redução da velocidade de hidratação do concreto, prolongando o tempo do material em estado fresco. Ou então, são usados equipamentos chamados recicladores. O material é lavado com água sob pressão, para a separação do cimento e dos resíduos.

A recuperação do concreto já endurecido também é possível. O material é triturado com um britador. O agregado oriundo da britagem é chamado de agregado reciclado. O concreto gerado a partir do agregado reciclado é, inclusive, normatizado pela ABNT. A norma NBR15116 prevê o uso do concreto com agregado reciclado, por enquanto apenas em concretos não estruturais, Porém, conforme o que ocorre no exterior, a norma está sendo revista para que o material também possa ser utilizado no concreto estrutural.

Onde o concreto sustentável pode ser utilizado?

O uso do concreto sustentável está sendo ampliado cada vez mais. Um bom exemplo dessa tecnologia é o pavimento do calçadão da Praça da República, no centro de São Paulo. A obra foi inteiramente feita com concreto produzido a partir de britas de borracha, fornecido pela Engemix.

Essa foto de Praça da República é cortesia do TripAdvisor

O Brasil está caminhando para que o concreto sustentável seja cada vez mais conhecido e possa ser utilizado em muitas aplicações. Nós da Egg43 , consideramos a sustentabilidade como um dos pilares de nosso trabalho. A reciclagem, reaproveitamento e uso de energia limpa são o futuro da construção. Buscamos incorporar esses elementos o máximo possível em nossa atuação. Siga nosso blog e acompanhe novidades toda a semana.