Construção sustentável: o que utilizar

Construção sustentável: o que utilizar

27/03/2019 0 Por Tatiana Peterson

Diversas técnicas e materiais podem tornar seu projeto muito mais conectado com o meio-ambiente

Hoje, muito se fala em construção sustentável. Mas, como você pode inserir esse conceito dentro da sua casa? Na verdade, o conceito de construção sustentável pode englobar tanto técnicas de construção, materiais e estratégias capazes de deixar o projeto mais integrado ao meio ambiente, tornando-o também mais eficiente.

Um foco importante da construção sustentável é preocupar-se tanto com o antes, o durante e o depois da obra. Através do uso de materiais recicláveis, recursos para economia de material, energia elétrica, água, entre outros, você pode ter um projeto bastante interessante, onde os resultados serão vistos o tempo todo enquanto você habitar no local. Confira então o que pode ser feito para que você tenha uma casa baseada na sustentabilidade.

Construção sustentável é um conceito que pode ser aplicado em qualquer tipo de projeto

Telhado Verde

O telhado verde é uma técnica de construção sustentável que tem se tornado cada vez mais popular. Além de deixar o projeto mais bonito, ele é muito eficiente em controlar e amenizar as temperaturas. A vegetação é responsável por refletir os raios solares, evitando as trocas de calor entre a edificação e o ambiente externo.

É uma forma bastante interessante de minimizar e até dispensar o uso do ar condicionado. O telhado verde é capaz de deixar o ambiente naturalmente bem mais agradável.

Inclusive, algumas cidades brasileiras estão concedendo benefícios aos moradores que optarem pelos telhados verdes. Desde 2018, quem constrói imóveis com telhado verde em Blumenau, SC pode contar com mais área disponível para construção. A Lei Complementar 1.174/2018, prevê que até 50% da área permeável obrigatória no terreno possa ser transferida para o telhado verde, seja em laje ou cobertura. Assim, mais espaço do terreno pode ser usado na construção de edificações.

Construção sustentável - O que utilizar

Isolamento Ecológico

Já falamos sobre as técnicas de isolamento térmico e isolamento acústico mais tradicionais utilizados nas edificações. Dentre os materiais mais conhecidos, estão a lã de rocha e a lã de vidro. Mas, você sabe que materiais mais sustentáveis também podem ser utilizados nos isolamentos? Muitos fabricantes já têm desenvolvido materiais alternativos de isolamento. Ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas alguns projetos já substituem os materiais tradicionais por elementos como jeans, jornal reciclado (por conter as propriedades da celulose) e outros.

Construção sustentável - O que utilizar

Técnicas simples e baratas também podem tornar seu projeto muito mais sustentável

Energia Solar

A aplicação de painéis solares já é bastante conhecida e, se for incorporada ao seu projeto, traz um enorme benefício tanto para o meio-ambiente como para o seu bolso. Embora à primeira vista pareçam caros, os SAS (sistemas de aquecimento solar) possibilitam uma redução do investimento inicial em até 18 meses. Assim, você terá um projeto sustentável e econômico a longo prazo.

Caso você ainda não possa investir em um sistema de energia solar completo, alguns detalhes do projeto podem fazer bastante diferença. A forma do telhado, bem como o correto posicionamento das janelas, podem ajudar no aproveitamento da luminosidade, reduzindo a necessidade de acendimento de luzes durante o dia. O projeto que prima pelo bom uso da incidência dos raios solares também pode ser benéfico para a saúde, evitando a umidade excessiva e proliferação de fungos causadores de alergias.

Construção sustentável - O que utilizar

Estas e muitas outras estratégias podem ser utilizadas para o desenvolvimento de um projeto de construção sustentável. E, se você busca profissionais que trabalhem focados em técnicas sustentáveis, converse com o Egg43 Studio. Desenvolvemos projetos que visam deixar seus espaços mais saudáveis contribuindo também para o bem estar do meio-ambiente.