Cuidados para a obra não dar errado

Cuidados para a obra não dar errado

Cuidados para a obra não dar errado

| arquitetura, construção, corporativo, reforma, residencial

Detalhes técnicos podem garantir que o seu projeto seja bem sucedido

Você já tem os recursos financeiros necessários, tem o local e está super animado com o projeto. Mas, você sabe realmente quais os cuidados para a obra não dar errado?

Quando estamos prestes a fazer uma reforma ou construção, algumas coisas não são tão prazerosas de pensar. Mas, acredite: esses são passos fundamentais para que, no final, tudo dê certo e fique exatamente como você sonhou.

Cuidados com a estrutura da edificação

Toda a obra deve ter um responsável capacitado legalmente para tal função. A estrutura da edificação, ou seja toda a parte de fundação, lajes, vigas e pilares é o coração da construção. 

Assim, nada deve ser alterado na estrutura sem o aval do engenheiro ou arquiteto responsável. Nenhuma intervenção da equipe de mão-de-obra, ou até do contratante deve ser levada em conta, sem o devido amparo técnico. Por exemplo, uma remoção indevida de uma parede, pode comprometer toda a edificação.

Quando a obra é feita em um edifício, qualquer modificação na estrutura deve ser aprovada pelo condomínio por meio de um relatório técnico devidamente feito por um responsável, seja arquiteto ou engenheiro.

Com essa etapa feita de forma correta, você evita problemas antes mesmo da obra começar.

Cuidados para a obra não dar errado

Seleção da equipe de mão de obra

Quando você contrata uma empresa de Arquitetura ou Engenharia, é importante buscar referências, conhecer os trabalhos que a empresa já fez através de seu portfólio e também buscar a situação dos profissionais e empresas nos órgãos que regulamentam as profissões.

No caso dos arquitetos, o órgão responsável é o CAU, que possui sedes em cada estado. O CREA regulamenta as atividades de engenharia e também possuem unidades estaduais.

Todo o restante do pessoal da mão-de-obra deve ser supervisionado pelos responsáveis da obra. Entretanto, não deixe de observar se a equipe de mão de obra possui qualificação e orientações suficientes para fazer um bom trabalho.

Cuidados para a obra não dar errado

Especificações técnicas dos materiais utilizados

Cada material utilizado no projeto possui uma especificação chamada de norma técnica. É isso que garante que cada item escolhido para ser utilizado não causará problemas futuros ou comprometimento da estrutura.

Em entrevista ao blog AEC, Dionyzio Klavdianos, presidente da Comissão de Materiais e Tecnologia da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, esclarece que “os projetistas têm a obrigação de especificar detalhadamente as características dos materiais e o que deve ser cumprido por eles em termos de desempenho e resistência”.

Cuidados para a obra não dar errado

Cumprimento das normas da ABNT

Você deve ouvir com frequência falar sobre as normas da ABNT. Elas estão presentes em diversos procedimentos técnicos, desde uma construção até um trabalho científico.

Para que você entenda melhor, a ABNT é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras conhecidas por ABNT NBR. Desde 1950, a ABNT atua na avaliação da conformidade e dispõe de programas para certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental.

A atividade da associação está fundamentada em guias e princípios técnicos internacionalmente aceitos e alicerçada em uma estrutura técnica e de auditores multidisciplinares, o que traz credibilidade, ética e reconhecimento dos serviços prestados.

A norma que trata especificamente de reformas em edificações é a ABNT NBR 16280. Esta norma estabelece as diretrizes que devem ser seguidas em diferentes fases da obra, do planejamento à finalização do projeto.

Cuidados para a obra não dar errado

Então, antes de se divertir bastante escolhendo os detalhes estéticos do seu projeto, saiba que estes cuidados para a obra não dar errado, embora pareçam minuciosos demais, vão fazer toda a diferença no resultado final da sua reforma ou construção.

Se você está planejando colocar seu projeto em prática, converse com o Egg43 Studio. Trabalhamos com todo o rigor técnico necessário, e também com equipes de mão de obra que fazem seu investimento realmente valer a pena.

Share this post: