Dia do Arquiteto: 202 anos de sucesso no Brasil

Dia do Arquiteto

Conheça a história e novas perspectivas de mercado para a área de Arquitetura

No dia 15 de dezembro comemora-se o dia do arquiteto. A arquitetura é uma das profissões mais antigas da história da humanidade.  A origem da palavra arquiteto é grega. Vem de “arkhitektôn”, que significa “o construtor principal” (arqui = principal /tectônica = construção) ou “mestre de obras”.

O ensino de arquitetura no Brasil começou em 1816. D. João VI foi o fundador da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, onde foi ministrado o primeiro curso para formação de arquitetos do país. Vale dizer que nos séculos XVIII e XIX o arquiteto era considerado um artista. Isso explica a proximidade da profissão com as chamadas Belas Artes.

De acordo com o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), os primeiros arquitetos formados estudavam disciplinas como Construção e Perspectiva, Desenho, História da Arquitetura, Estereotomia (técnica para corte de materiais de construção), Cópia de Modelos, Composição e Estudo de escalas. Os professores da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios eram grandes nomes da cena artística na França pós-Napoleão. Entre eles estavam os pintores Jean-Baptiste Debret e Nicolas-Antoine Taunay e o arquiteto Auguste Henry Victor Grandjean de Montigny. Em 1822, após a Independência do Brasil, a escola passou a se chamar Academia Imperial de Belas Artes.

Uma das profissões mais antigas da história que permanece em ascensão

No ano de 1937 Getúlio Vargas, criou o Museu Nacional de Belas Artes, local que abrigou o curso de arquitetura até sua transferência para a cidade universitária, em 1961. A desvinculação da Escola de Belas Artes aconteceu em 1945. As graduações de Arquitetura e de Urbanismo passaram a ser ministradas  na Universidade do Brasil, hoje UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Na década de 60, a faculdade foi transferida para seu endereço atual, na Ilha do Fundão, ocupando um prédio projetado pelo arquiteto Jorge Machado Moreira.

E, depois de 202 anos de história, a arquitetura no Brasil não para de crescer. Mesmo com as crise econômica, os arquitetos encontram hoje um mercado plena em ascensão. De Acordo com o Anuário do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), só no ano de 2017 os arquitetos e urbanistas brasileiros realizaram 1,4 milhão de atividades. Isto representa um crescimento de 2,5% em relação ao ano anterior. Este cenário aponta para novos caminhos e alternativas  no mercado brasileiro de Arquitetura e Urbanismo.

Reformas e obras são as atividades mais promissoras no mercado para o arquiteto atual

Algumas tendências do mercado de arquitetura atual são bastante interessantes. Uma delas é o crescimento do mercado de reformas: 20% mais atividades desde 2015. Um dos fatores que impulsionaram este crescimento é a Norma de Reformas da ABNT, publicada em 2014. Esta regulação tornou obrigatório que moradores de condomínios apresentem laudos técnicos assinados por engenheiros ou arquitetos para poder realizar reformas.

Outro ponto interessante é o aumento das execuções de obras por arquitetos. Esse tipo de trabalho apresentou crescimento de 6% no país.  São Paulo é o lugar onde se realiza um quarto destas atividades no Brasil. E só no estado de SP o crescimento das reformas feitas por arquitetos  foi de 12%.  Outro dado interessante é que O Brasil finalizou o ano de 2017 com 154.264 arquitetos e urbanistas ativos. Um crescimento de 8%, semelhante ao verificado nos anos anteriores. Veja no gráfico abaixo alguns dados interessantes sobre o setor:

 

 

De fato, nada melhor do que contar com o trabalho de um arquiteto na sua casa ou empresa. Seja fazendo uma obra, uma reforma, um projeto de interiores ou paisagismo, as habilidades de um Arquiteto farão toda a diferença nos resultados. Se você quer ter a experiência de contar com o trabalho destes profissionais, converse com a EGG43 Studio. Temos soluções personalizadas, para os mais diversos tipos de necessidades. E, continue seguindo o blog da EGG43. Sempre trazemos novidades sobre tendências de mercado, história e nossos projetos. Parabéns a todos os arquitetos do Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *