Energia solar na casa: dá para fazer?

A energia solar já é uma realidade cada vez mais comum no Brasil

Ao contrário do que você pode pensar, o uso da energia solar na construção civil do Brasil já é uma realidade consolidada a cada dia. No ano de 2017, nosso país entrou no ranking mundial do mercado fotovoltaico, figurando agora na décima posição entre todos os países no mundo. E, no ano passado, de acordo com a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o país já ultrapassou 1GW em capacidade instalada nas usinas de energia solar em operação no país.

De acordo com a empresa Wasolar, é estimado que até o ano de 2030, 10% da energia produzida no Brasil seja solar. A energia limpa será produzida pelos telhados de casas, indústrias, prédios comerciais, shopping centers, entre outros. Todo o tipo de edificação funcionará como uma usina capaz de produzir e armazenar energia. É um futuro bastante promissor e sustentável.

Considerando o ranking de instalações de energia solar dentro do país. o estado de Minas Gerais é o líder com 21,8% da potência de MW instalada. O segundo colocado é o Rio Grande do Sul, com 15,7%. O top 5 brasileiro segue com São Paulo (12,2%), Paraná (6,1%) e Santa Catarina (5,4%).

Energia solar na casa - Dá para fazer?

Preste atenção aos detalhes na hora de planejar seu projeto de energia solar em casa

Mas, e na sua obra? Dá para instalar os tão desejados painéis fotovoltaicos e economizar na conta de energia? A resposta é sim. Hoje, muitos projetos de arquitetura e engenharia já consideram a sustentabilidade como uma prioridade total. Além do mais, o Brasil é um país especialmente ensolarado, o que ajuda a impulsionar este tipo de projeto.

Se você está pensando em construir, o profissional responsável deve avaliar quais serão os melhores locais para a instalação dos painéis, aplicação das tubulações e colocação do inversor. É importante também procurar profissionais que sejam parceiros de empresas de energia solar. A expertise técnica deles garante que o sistema funcione da melhor forma possível.

Energia solar na casa - Dá para fazer?

Para que você saiba avaliar melhor um projeto de energia solar, algumas dicas simples da Módulo Energia podem ajudar. O mais indicado é que o telhado seja o mais reto possível e sem recortes. Também é indicado que o telhado seja construído voltado para o norte, o que vai otimizar o funcionamento dos painéis.

É bastante importante a avaliação do quadro de distribuição elétrica. É preciso saber se ele vai suportar a inclusão de novos disjuntores e circuitos. O ramal de entrada de energia do imóvel também precisa ser compatível com a nova demanda.Também é fundamental a observação do terreno do imóvel. Se ele enfrenta uma grande zona de sombreamento, como grandes prédios ao redor ou montanhas, o sistema pode não funcionar corretamente.

É possível instalar o sistema também em imóveis já construídos

Vale lembrar que caso você queira instalar os painéis solares em um imóvel já pronto, isso é perfeitamente possível. Provavelmente deverão ser feitas modificações e adaptações, mas normalmente o projeto é totalmente viabilizado.

Sustentabilidade e energia limpa são as tendências da arquitetura e construção atuais. É importante ter em mente que não se trata de um modismo, e sim de uma necessidade cada vez mais urgente em nosso planeta. E, para que você se inspire ainda mais, conheça algumas construções feitas de materiais alternativos à alvenaria. E não perca nenhum post aqui no blog da Egg43.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *