Estrutura de obra: concreto ou metálica?

tipos de estrutura - concreto ou metalica

Entenda como a escolha do material da estrutura pode afetar a sua construção

Podemos dizer que o “coração” da sua obra é a chamada estrutura da edificação. Pense nisso: é a estrutura da obra que vai manter sua construção em pé. A constituição dela implica também em boa parte dos custos do seu projeto. Apesar de a maioria dos cálculos estruturais serem realizados por engenheiros, é imprescindível a participação de um arquiteto nessa etapa da obra. E, não importa o porte da sua construção: o papel do arquiteto na decisão da estrutura trará maior segurança, certeza na análise de custo e ajudará na definição da alma do projeto arquitetônico. 

Os tipos de estrutura de construções mais populares no Brasil são a de concreto armado e a metálica. Cada um destes materiais possuem vantagens e desvantagens. Confira algumas características de cada material no gráfico a seguir.

Infografico - Estrutura de concreto ou metalica

Concreto e metal têm propostas diferentes na estrutura da obra

Vale dizer que a estrutura metálica é mais comum em países como os Estados Unidos e outros. No Brasil ela á não é tão utilizada. Muitas vezes, seu uso seria também mais vantajoso aqui no país, mas a maioria dos profissionais simplesmente não está habituada a trabalhar com este tipo de material. O peso é o fator determinante do preço de fabricação da estrutura metálica. Assim, quanto mais leve, mais barata ela será.

Por outro lado, a tolerância a erros nas estruturas metálicas é muito baixa. Como as peças serão montadas, elas são fabricadas com precisão milimétrica. Assim, erros de cálculo ou fabricação podem representar um grande prejuízo ao orçamento da obra.

Estrutura de Obra - concreto ou metalica

Em contraponto, a estrutura de concreto é a opção mais óbvia para o brasileiro. Já contamos em orçar materiais como cimento, areia, varas de ferro, brita, etc. Em obras pequenas, a estrutura de concreto realmente costuma valer mais a pena por aqui. Você não precisará contar com mão de obra tão qualificada e a estrutura ficará oculta. Os erros também podem ser consertados mais facilmente. Porém, quando falamos de alta arquitetura ou obras maiores, a estrutura de concreto parece não atender tanto às necessidades atuais do mercado.

Estrutura de Obra - concreto ou metalica

Decida qual a melhor opção para o seu projeto

De maneira geral, é difícil precisar qual estrutura de obra é melhor. É necessária uma análise individualizada que leve em consideração objetivos do projeto, custos e tempo de execução para decidir melhor.

Ressaltando: é possível fazer combinações e composições entre metal e concreto. Também é importante saber que além de estrutura da obra em concreto e metal, há também a possibilidade do uso de estruturas em madeira, concreto pré-moldado, alvenaria estrutural, steel frame, bambu, etc. Aproveite e leia nosso post sobre construções alternativas à alvenaria. Continue segundo o blog da EGG43 e tenha acesso a informações descomplicadas sobre tudo o que você precisa para construir e reformar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *