Isolamento térmico: para a casa ficar mais confortável

Isolamento térmico: para a casa ficar mais confortável

Não esqueça de pensar no conforto da temperatura dos ambientes

Durante o verão, nos preocupamos com a instalação de ar condicionado e outras formas de ventilar e refrescar os ambientes. Com o fim da estação mais quente do ano, nossas prioridades mudam: é hora de planejar o isolamento térmico para a casa.

Há alguns anos atrás, o conceito de isolamento térmico era mais associado às residências dos países mais frios, na Europa ou América do Norte. Com as frequentes e cada vez mais bruscas oscilações das temperaturas ocorrendo também aqui no Brasil, o conforto térmico já se tornou uma necessidade fundamental em todos os projetos arquitetônicos.

Caso você associe o isolamento térmico da residência apenas aos meses mais frios do ano, deve saber que não é bem assim. Um bom projeto de controle térmico, também protege os ambientes do calor excessivo permitindo, inclusive, a economia dos gastos de energia elétrica com o ar condicionado. Confira então algumas maneiras de realizar o isolamento térmico da sua casa.

Os materiais térmicos podem ser utilizados em diversas partes da estrutura

Telhado:

A estrutura do telhado é bastante importante para a manutenção do controle térmico do ambiente. As telhas de barro são bastante indicadas para a manutenção de temperatura. As telhas mais claras, com material e cobertura refletivas costumam ser bastante indicadas. Porém, mesmo com a colocação de telhas adequadas, o isolamento térmico é ampliado com a laje de forro ou revestimentos internos de madeira, mantas ou gesso.

Isolamento térmico: para a casa ficar mais confortável

 

Mantas:

As mantas são as maneiras mais conhecidas de fazer o isolamento térmico para a casa. Elas são feitas com materiais como lã de rocha e lã de vidro. As lãs, tanto de vidro quanto de rocha, possuem características bastante interessantes. Ambas são incombustíveis, ou seja, evitam a propagação de chamas, reduzindo o risco de incêndios. A capacidade isolante destes materiais permanece a mesma ao longo do tempo. Estes tipos de mantas também evitam a proliferação de fungos, bactérias e não apresentam deterioração. As mantas podem ser aplicadas tanto no forro da casa como nas paredes. Elas ajudam na otimização do uso dos aparelhos de ar condicionado, propiciando economia de energia.

Isolamento térmico: para a casa ficar mais confortável

Celulose:

Além de controlar a temperatura, a celulose atua como isolante acústico e de controle de condensação. As fibras de celulose são tratadas quimicamente para que sejam também mais resistentes a insetos e chamas. A celulose tem a vantagem de ser um composto sustentável: cerca de 85% de seus componentes são recicláveis. Ela é um isolante de última tecnologia, aplicado por jateamento e pode ser utilizado tanto em projetos novos como em reformas.

Isolamento térmico: para a casa ficar mais confortável

Janelas, portas e revestimentos também podem ajudar no isolamento térmico

Revestimentos, janelas e portas:

Caso você não esteja construindo uma casa nova, há algumas formas práticas de melhorar o isolamento térmico dos ambientes. Uma delas é planejar o revestimento certo para cada ambiente. Cerâmicas e porcelanatos são materiais mais frios, então, se você procura mais aconchego e conforto térmico, considere o uso de elementos como madeira, vinílicos ou laminados.

Quanto às portas, um elemento fundamental é a vedação correta. O uso de materiais como a madeira também proporcionam maior conforto térmico. As janelas de materiais isolantes são popularmente conhecidas como janelas antirruído. Mas saiba que, além do som, estas janelas especiais compostas por vidros duplos ou laminados também proporcionam um bom isolamento térmico.

Isolamento térmico: para a casa ficar mais confortável

Agora você já sabe. Na hora de realizar seu projeto ou reforma, conte com profissionais aptos a fazer um bom projeto de isolamento térmico para a sua casa. Se precisar de ajuda, fale com o Egg43 Studio. Criamos as melhores soluções para que sua casa fique com a temperatura confortável em todas as estações do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *