O que é projeto executivo da obra?

O que é projeto executivo da obra

O que é projeto executivo da obra?

| arquitetura, construção

Os projetos de obras não são todos iguais

Antes de iniciar qualquer projeto de arquitetura e engenharia, é importante que você entenda bem o que vai ser feito. Você sabia que existe diferenças entre o projeto básico e o projeto executivo da obra?

De forma geral, em um projeto devem ser incluídos o que será feito em relação à fundação, instalação de sistemas  elétricos e hidráulicos, etc. Assim, podemos definir um projeto de obra como sendo um apanhado de características técnicas, executivas e operacionais que englobam a realização de uma obra, incluindo também o trabalho de profissionais de arquitetura e engenharia.

Existe uma lei (8.666, de 1993) que estabelece que um projeto é composto de duas etapas: o projeto básico e o executivo.  

Embora não seja o foco do nosso post, vale lembrar que antes dos projetos básico e executivos, existe também o projeto conceitual, que descreve as ideias básicas e primeiras propostas de soluções a serem atendidas pela obra.

O que aparece no projeto básico da obra?

Como o próprio nome já sugere, o objetivo de um projeto básico é definir as diretrizes gerais do empreendimento, para que seja possível estimar o custo e o prazo de execução do trabalho.

Esta é uma fase preliminar onde são levantados aspectos de viabilidade técnica e econômica. Embora cada caso seja específico, em um projeto básico podem constar elementos como:

– levantamento topográfico;

– sondagem;

– projeto arquitetônico;

– projeto de fundação;

– projeto estrutural;

– instalações elétricas;

– instalações hidráulicas;

– projeto de transporte vertical;

– instalações de prevenção de incêndio;

– instalações telefônicas, dados e som;

– instalações como alarme e detecção de fumaça;

– projeto de ar condicionado;

– projeto de paisagismo

O que é projeto executivo da obra?

Quais os requisitos de um projeto executivo da obra?

Uma vez que o projeto básico esteja pronto é hora de formular o projeto executivo. 

Conforme o  Manual de Obras Públicas, o projeto executivo é “o conjunto de informações técnicas necessárias e suficientes para a realização do empreendimento, contendo de forma clara, precisa e completa todas as indicações e detalhes construtivos para a perfeita instalação, montagem e execução dos serviços e obras objeto do contrato.” 

Entenda que o projeto executivo é o detalhamento das etapas do projeto básico e não um projeto novo. Existem normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que regulam a forma que um projeto executivo deve ser apresentado.

Em caso de obras públicas, se o projeto executivo não tiver formatado corretamente, ele pode perder a validade, acarretando problemas com obtenção de licenças e alvarás necessários para a execução do empreendimento.

Em resumo, o projeto executivo da obra deve conter as seguintes etapas:

– Especificações técnicas

– Cálculos estruturais

– Plantas e desenhos detalhados

– Quantitativo de materiais e equipamentos

– Planilhas de orçamento

Preços negociados

O que é projeto executivo da obra?

Agora que você já sabe as diferenças entre projeto básico e projeto executivo da obra, é hora de colocar seus planos em prática. Se você pensa em construir, reformar ou decorar, converse com o Egg43 Studio

Desenvolvemos diversos tipos de projetos, tanto residenciais como corporativos. Converse conosco.

Share this post: