Piso Vinílico ou Piso Laminado: Como escolher?

Piso Vinílico ou Piso Laminado: Como escolher

Conheça melhor as características desses pisos práticos e de rápida instalação

Você quer colocar um piso prático, bonito e de fácil instalação para a sua casa? E, não pretende investir em materiais como pedras e porcelanatos? Então, suas opções mais prováveis são o piso vinílico ou piso laminado. Você até pode achar que são bem semelhantes, ou “a mesma coisa”. Mas, não é bem assim. Conheça as principais características de cada um e faça a sua escolha entre piso vinílico ou piso laminado.

Piso Vinílico:

O piso vinílico é feito de PVC (Policloreto de Vinila).Ele pode ter formatos diferentes como réguas, mantas ou placas. O vinílico também conta com uma proteção de resina de poliuretano, o que faz com que ele seja bastante fácil de limpar e quase não apresente manchas.

Este tipo de piso pode ser colocado nos mais diversos ambientes, desde que sejam secos. O vinílico não suporta água em abundância, não sendo muito indicado para banheiros, cozinhas e áreas externas. Porém, pode ser limpo com pano úmido, com toda a segurança. A limpeza também pode ser feita com uma vassoura macia. É bastante indicado para ambientes como quartos e salas, pois tem uma característica bastante importante: é antialérgico. Uma ótima opção para quartos infantis, por exemplo.

O piso vinílico proporciona bom isolamento térmico e acústico

A instalação do piso vinílico requer um contrapiso bastante nivelado, limpo e seco. Normalmente, é feita a aplicação de massa niveladora. Com o nível correto é possível, inclusive, a colocação do piso vinílico sobre cerâmica ou pedra polida. Após o cuidado rigoroso com o contrapiso é feita a instalação, que é bastante rápida. O piso pode ser encaixado ou colado.

Outra característica interessante do piso vinílico é seu poder de isolamento térmico e acústico. Ele ajuda a manter a temperatura ambiente e também diminui bastante barulhos do dia-a-dia como passos ou quedas de objetos. Isto é particularmente interessante se você mora em apartamento: menos incômodo aos vizinhos. Vale ressaltar que o piso vinílico pode ter sua cor alterada em contato com o sol.

Veja alguns exemplos de pisos vinílicos da empresa Tarkett, o maior fabricante multinacional deste segmento:

Piso Vinílico ou Piso Laminado Como escolher

Piso Vinílico ou Piso Laminado Como escolher

Piso Laminado:

O piso laminado é feito de lâminas de madeira compostas de aglomerados HDF (High Density Fiberboard) ou painel de fibra de alta densidade. Ele é protegido por resina melanímica.  Se você se preocupa com a sustentabilidade, fique tranquilo. O piso laminado é produzido sem agredir o meio-ambiente. A madeira utilizada nos compensados normalmente é reflorestada e a maior parte dos fabricantes possui certificação. A produção do laminado é feita com calor e alta pressão, o que traz mais resistência e durabilidade se comparado à madeira convencional.

A instalação do piso laminado também requer contrapiso limpo e seco. Porém, ele necessita de menos nivelamento do que o piso vinílico. A colocação é bem rápida e ele pode, inclusive, ser desmontado e levado para outro lugar, caso necessário. 

O piso laminado é produzido com compensado feito de madeira de reflorestamento certificada

Não é aconselhado o uso de água em pisos laminados. Mas ele é prático de limpar, podendo ser utilizado pano úmido, vassoura macia ou até o aspirador de pó. O laminado pode ficar deformado em contato com o sol ou o excesso de água. Caso haja o derramamento de algum líquido, a limpeza deve ser feita imediatamente.

É importante ressaltar que, por natureza, o piso laminado é mais barulhento. Em quedas de objetos e passos, ele produz ruídos mais altos. Entretanto, esse problema pode ser sanado com a colocação de uma manta acústica sob o contrapiso. O laminado também ajuda a manter o conforto térmico do ambiente. Veja algumas opções de pisos laminados da Duratex, a maior fabricante dessa categoria de pisos do Brasil:

Piso Vinílico ou Piso Laminado Como escolher

Piso Vinílico ou Piso Laminado Como escolher

Ficou mais fácil escolher entre o piso vinílico ou piso laminado agora? Ambas são excelentes opções para ambientes internos e ideais para reformas rápidas, práticas e sem muito quebra-quebra. E por falar em reforma prática, aproveite para conferir algumas dicas de pintura para a sua casa. Fique inspirado, renove sua casa e não deixe de seguir o blog da EGG43 Studio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *