Qual o melhor tipo de piscina para você?

Qual o melhor tipo de piscina para você?

Qual o melhor tipo de piscina para você?

| arquitetura, construção, residencial

Entenda as vantagens e desvantagens de cada tipo de piscina

Estamos no inverno. Massas polares e frentes frias fazem com que pareça que o verão seja um sonho distante. Porém, saiba que essa é a melhor época do ano para executar seu projeto de piscina. Mas, como saber qual o melhor tipo de piscina para o seu caso?

Trazemos então várias opções disponíveis no mercado para que no próximo verão, você já possa curtir a piscina ideal para o seu projeto.

Alvenaria e Concreto Armado

Antes de tudo, não confunda. Piscina de alvenaria é uma coisa, e piscina de concreto armado é outra. A estrutura interna de cada uma é diferente.

A piscina de alvenaria possui vigas e pilares como elementos estruturais, mas os vãos entre eles são preenchidos com blocos. A estrutura, aliada aos blocos, suporta o peso da água.

Já a piscina de concreto armado, parece com a de alvenaria, porém possui uma estrutura mais elaborada e mais cara.

Na piscina de concreto armado toda a estrutura é feita com concreto e ferro o que traz maior resistência e durabilidade estrutural.

Tanto a piscina de alvenaria como a de concreto armado precisam ser bem vedadas e revestidas.

Os dois tipos de piscinas podem ser projetados com qualquer formato e tamanho. Os acabamentos podem ser azulejos, pastilhas ou pedras. Todas essas possibilidades proporcionam alta capacidade de personalização e projetos diferenciados. 

Qual o melhor tipo de piscina pra você?

Qual o melhor tipo de piscina pra você?

Vinil

Para que fique bem claro, a chamada piscina de vinil apenas é diferente em termos de acabamento. Sua estrutura deve ser de alvenaria ou concreto armado.

Após a construção da estrutura, é aplicado o vinil que, por ser um material bastante sensível, requer alguns cuidados especiais.

A superfície da estrutura deve ficar totalmente lisa para evitar que haja o rompimento do vinil. Então, o reboco deve ser feito com extremo cuidado.

Todo o tipo de construção a ser feita na borda ou entorno da área da piscina de vinil deve ser feita antes da aplicação do revestimento.

O vinil já chega na obra exatamente do tamanho da piscina. A empresa responsável fará todo o acabamento, como iluminação interna, tampas e acessórios.

A limpeza da piscina de vinil deve ser bastante cuidadosa, para evitar danos e manchas no material.

Qual o melhor tipo de piscina pra você?

Fibra de vidro

Se você quer uma solução rápida, prática e com bom custo benefício, a piscina de fibra de vidro vai atender você muito bem.

Ela é fácil de instalar e possui manutenção simples. Os modelos são pré-fabricados, o que deixa o quesito personalização mais complicado.

Os formatos e tamanhos são padronizados, então se seu projeto é mais ambicioso, a fibra de vidro pode ser um pouco decepcionante.

Qual o melhor tipo de piscina pra você?

Piscina Natural ou Ecológica

Este tipo de piscina é estruturalmente feita de concreto armado ou alvenaria. Mas, a presença de vegetação e pedras em seu interior fazem com que ela se integre melhor ao meio ambiente, transformando a piscina em parte do ambiente natural, por se assemelhar a um lago.

O processo de filtragem da água das piscinas naturais pode ser feito sem a presença de cloro, o que acaba sendo um diferencial bastante interessante.

Qual o melhor tipo de piscina pra você?

Piscina portátil de plástico

Se você quer diversão garantida com baixo investimento, a piscina portátil de plástico pode sim ser o melhor tipo de piscina para o seu caso.

Mas não estamos falando daquelas pequenas piscinas de 1000 litros, famosas nos anos 80. Hoje, existem piscinas portáteis de com capacidade para até 20 mil litros de água. 

Alguns modelos tem escada, iluminação, bomba de filtragem e aquecimento de água.

Qual o melhor tipo de piscina pra você?

Embora o aspecto estético e a durabilidade não sejam o ponto forte deste tipo de piscina, ela pode ser uma solução provisória, até que você avalie os custos e se decida pelo melhor tipo de piscina permanente para seu caso.

Se você quer estar sempre por dentro de todas as tendências do mundo da arquitetura e decoração, não deixe de seguir o blog do Egg43 Studio

Share this post: