Quanto vai custar um projeto de arquitetura?

Quanto vai custar um projeto de arquitetura?

Quanto vai custar um projeto de arquitetura?

| arquitetura, construção, reforma

Entenda melhor como é calculado o preço de um projeto

Quando se pensa em contratar um arquiteto, o primeiro receio é de que seja muito caro. Não é bem assim. Então, hoje vamos explicar melhor quanto vai custar um projeto de arquitetura.

Primeiro, saiba que hoje é possível contar com o trabalho de um profissional de arquitetura de maneira muito mais acessível. Existem ótimos profissionais desenvolvendo diversos tipos de projeto, para todos os bolsos.

Confira então como é calculado o custo de um projeto arquitetônico.

Valor do arquiteto

Para que você entenda quais os fatores que incidem sobre o custo de um projeto, o valor do arquiteto é um ponto importante a se esclarecer.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (Cau/Br) disponibiliza uma tabela de honorários que ajuda no cálculo do valor do trabalho de cada arquiteto.

Fatores como experiência e a popularidade do arquiteto também acabam influenciando no valor cobrado.

Há ótimos profissionais e diversos níveis de honorários. Então pesquise bem e escolha o profissional mais adequado às suas necessidades.

Porcentagem sobre o custo da obra

É a forma de cobrança mais utilizada em nosso país. Para o cálculo deste valor é utilizada uma referência denominada Custo Unitário Básico da Construção (CUB/mᒾ).

O CUB/mᒾ é o preço médio por metro quadrado construído. O valor do CUB/mᒾ varia de acordo com a região e o padrão da construção.

A porcentagem sobre o custo varia entre 2% e 15%, de acordo com o tipo de obra.

De acordo com o blog Planilhas de Obra, o custo médio da construção de uma casa padrão normal no estado de São Paulo (CUB/m2 de 07/2019) custa R$1.386,15/m2.

Complexidade do projeto

De acordo com o blog Hometeka, a complexidade do projeto arquitetônico é outro ponto bastante importante na hora de calcular o seu custo.

Os projetos podem ser classificados em níveis como Simples ou Baixo, Médio ou Normal e Luxo ou Alto.

A cartilha do CUB é uma ótima fonte de informação sobre os orçamentos de um projeto. Vale a pena dar uma olhada.

Quanto vai custar um projeto de arquitetura?

Preço fechado

Nesta modalidade, o arquiteto e o cliente combinam o valor que se adequa ao projeto solicitado. Lembre-se que, neste caso, os serviços extras àquilo que foi acordado poderão também ser cobrados.

Então, é importante entender o que de fato estará incluso no valor fechado.

Preço pelo formato A1

Outra maneira de averiguar o custo de um projeto de arquitetura é o cálculo do valor pela quantidade de desenhos que o projeto necessita.

Os projetos de arquitetura são impressos em papéis padronizados, que são chamados de formatoPor exemplo, o formato A3 tem o dobro do tamanho do formato A4, o A2 o dobro do A3, o A1 o dobro do A2 e o A0 o dobro do tamanho do formato A1.

Quanto vai custar um projeto de arquitetura?

Preço pelo tamanho da construção

Este método de precificação também é bastante utilizado. É simples: o profissional estima um valor por metro quadrado que será construído.

Vale a pena esclarecer que o custo unitário por metro quadrado pode variar muito de acordo  com a região e tipo da obra. 

Para definir melhor quanto vai custar um projeto de arquitetura também vale a boa e velha dica. Negocie. Conheça bem o trabalho do profissional, busque referências e veja o portfólio, ou seja, outros trabalhos que o profissional realizou.

Para ficar sempre por dentro de todas as tendências da arquitetura e construção, siga o blog do Egg43 Studio.

Share this post: