Rejunte acrílico ou epóxi: qual é melhor?

Rejunte acrílico ou epóxi: qual é melhor?

15/06/2020 0 Por Tatiana Peterson

Conheça as características de cada tipo de rejunte

Ao colocar aquele piso ou azulejo novo, um detalhe pode passar despercebido. Escolher rejunte acrílico ou epóxi? Se você pensou que “tanto faz”, é melhor ler este post.

O rejunte acrílico possui características diferentes do epóxi e isso pode impactar no resultado final da aparência do seu revestimento.

Mas, além do aspecto visual, o rejunte é responsável pela absorção das movimentações da edificação e também por compensar a variação de medidas do revestimento. Isso proporciona o aumento da segurança e a qualidade do assentamento.

Com a tendência de uso de revestimentos retificados, o ideal é que o rejunte fique bem imperceptível, ressaltando a aparência das peças escolhidas.

Tanto o rejunte epóxi, como o acrílico proporcionam acabamento lisos e homogêneos. Ambos também são impermeáveis e mantém a tonalidade  Então, quais as diferenças entre eles e como você deve escolher o que é melhor para cada caso?

Quais as características do rejunte epóxi?

Para utilizar o rejunte epóxi, é necessário misturá-lo a dois ou três componentes. Por exemplo, o rejunte epóxi da Quartzolit precisa ser misturado à resina epóxi e ao endurecedor. Sem esquecer que nunca deve ser adicionada água à mistura, pois o desempenho do material pode ser comprometido.


Obra: Apartamento PAC2395 / 2016

O rejunte epóxi pode ser utilizado tanto em ambientes externos como internos . É indicado para áreas industriais ou comerciais com alto tráfego, como hospitais, frigoríficos, estádios, galpões, garagens e outros.

É bastante importante ressaltar que, após a aplicação, a limpeza do excesso de rejunte da superfície deve ser feito em, no máximo, dez minutos. Se a mistura secar totalmente, torna-se arriscado limpar e danificar o revestimento.

Por que o rejunte acrílico é diferente?

O rejunte acrílico é uma alternativa ao epóxi, embora tenham algumas características semelhantes. 

Podemos dizer que o diferencial principal do rejunte acrílico é que ele já vem pronto para uso. Isso reduz a chance de erros e aumenta a produtividade.

Caso a limpeza não seja feita no tempo indicado nas instruções, existem produtos capazes de remover os resíduos da substância, sem risco de qualquer estrago no revestimento.


Projeto + Obra: Apartamento CBL530 / 2013

A resina do rejunte epóxi pode amarelar quando utilizada em locais expostos ao sol. Isso acontece principalmente no rejunte branco. Este tipo de problema não ocorre com o rejunte acrílico. 

Depois de todos estes benefícios, você deve pensar que o rejunte acrílico é mais caro que o epóxi, não é mesmo? Mas, surpreendentemente, o acrílico é mais barato do que o epóxi.

Isso tudo significa que o rejunte acrílico é melhor que o epóxi? A resposta é não. 

Por exemplo, em áreas sujeitas a contato com materiais químicos ou lugares com grande tráfego como fábricas, piscinas, cozinhas industriais e hospitais, o rejunte epóxi continua sendo a melhor opção.

Tanto rejunte acrílico ou epóxi, são ótimas opções. O que vai determinar a escolha é uma série de fatores, que podem ser ainda melhor analisados por um profissional de arquitetura.

Se você precisa de um projeto para sua reforma, não deixe de consultar o Egg43 Studio