5 opções de materiais para bancada de cozinha

5 opções de materiais para bancada de cozinha

08/01/2019 Off Por Tatiana Peterson

Bonita, prática ou os dois: Como deve ser a sua bancada de cozinha?

Atualmente, existem diversas opções de materiais que podem ser utilizados na bancada de cozinha da sua casa. Alguns mais práticos, outros mais nobres, outros mais bonitos. Para obter o resultado dos seus sonhos, você deve considerar bastante cada característica dos materiais disponíveis. Lembre-se: escolha aquele material que encaixa melhor não apenas ao seu estilo de casa, mas também ao seu estilo de vida. Para ajudar você, preparamos uma lista com 5 opções de materiais utilizados nas bancadas de cozinha. Assim, você pode conhecê-los melhor e tomar sua decisão:

Granito, Mármore ou algo diferente?

Granito e Mármore Naturais: São os  materiais mais comuns e clássicos nas bancadas de cozinha. Ambas são pedras naturais, extraída de rochas e cortada em placas, tendo diversas aplicações na casa. O mármore é uma opção mais cara, porém é um material muito resistente e pode ser utilizado quase sem a necessidade de emendas. Por outro lado, o mármore é um material poroso, o que propicia a absorção de água. Isto pode favorecer a propagação de bactérias o que é uma desvantagem quando considera-se um ambiente de manipulação de alimentos. Deve-se aplicar tratamento impermeabilizante ao mármore pois ele é bastante sensível à manchas como café, molho de tomate e vinho.

Já o granito, tem um custo mais baixo, é bastante prático, fácil de limpar, resiste à altas temperaturas e também tem longa durabilidade. A limitação do granito é a questão estética. Com seu aspecto granulado, ele possui uma aparência um pouco pesada, o que acaba sendo cansativo visualmente. Também é um material com porosidade.Tanto o granito quanto o mármore causam impacto na natureza pois dependem de extração natural.

5 opções de materiais para bancada de cozinha - Granito e Mármore

Porcelanato: O porcelanato utilizado na bancada de cozinha é o mesmo utilizado nos pisos. É um material industrializado, versátil e durável. Também resiste à altas temperaturas. Quanto à necessidade de emendas, tudo vai depender do tamanho da sua bancada e da peça escolhida. De acordo com a fabricante de porcelanatos Eliane, algumas peças chegam a medir até 120 x 240 cm, eliminando ou minimizando a necessidade de emendas.

Assim como o granito e o mármore, o porcelanato é fácil de limpar. Porém deve-se ficar atento ao uso de produtos à base de ácido ou cloro — estes podem danificar as peças. O porcelanato tem baixa absorção de água, o que, contrariando o que muitas pessoas pensam, torna as bancadas mais higiênicas do que as feitas com pedra natural. O porcelanato conta com diversas opções de cores e estilos, aumentando as possibilidades de combinação entre os demais elementos do ambiente.

5 opções de materiais para bancada de cozinha - Porcelanato

Caro, barato ou aconchegante?

Concreto: ultimamente, este material é o “queridinho” dos projetos de visual contemporâneo. Tem aspecto rústico e como vantagem seu custo baixo. Vale frisar que o concreto é um material poroso, e suscetível a manchas o que não é um ponto favorável quando se trata de bancada de cozinha. Porém, o material pode ser tratado com produtos resinados, o que minimiza estes tipos de problemas.

5 opções de materiais para bancada de cozinha - Concreto

Quartzo: Este material sintético é fabricado a partir do quartzo natural,  que é um dos minerais mais rígidos encontrados na natureza. Ao mineral natural são acrescentados vidro ou partículas metálicas, o que proporciona grande variedade de cores e opções. Outra grande vantagem do quartzo é que ele não precisa ser impermeabilizado pois não é poroso. Essa característica faz com que sua bancada de cozinha seja realmente livre de bactérias. O quartzo é um material mais caro e suas composições costumam ser patenteadas, gerando nomes específicos para cada marca como, por exemplo, o Silestone .

5 opções de materiais para bancada de cozinha - Quartzo

Madeira: é um material nobre, que torna o ambiente mais aconchegante. É muito usado em cozinhas escandinavas e europeias. A instalação das bancadas de madeira é bastante prática. Porém, para que ela seja utilizada em áreas molhadas como a cozinha, é necessário adaptá-la com a instalação de cuba com prancha de aço ou alumínio. Como estas cubas geralmente são importadas, a bancada de cozinha em madeira acaba sendo mais cara.

5 opções de materiais para bancada de cozinha - Madeira

De fato, não existe uma opção de material de bancada de cozinha perfeita em todos os aspectos. Porém, aí é que reside o encanto da arquitetura: adequar custo, benefício e estilo à sua necessidade. Então, fique sempre conectado ao blog da EGG43 e acompanhe mais dicas para que sua casa fique perfeita: Perfeita para você.