Casas do futuro: como nossas residências vão ser?

Casas do futuro: como nossas residências vão ser?

21/05/2019 Off Por Tatiana Peterson

Conheça as principais tendências no futuro das residências

Você que está sempre de olho em todas as novidades da arquitetura e decoração, provavelmente deve se perguntar: como serão as casas do futuro?

Observando bem, diversas tendências consideradas como “futuristas” já estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Possivelmente, o conceito de “casa do futuro” não esteja tão distante assim.

Vamos falar então sobre como a tecnologia e outros conceitos básicos estarão dominando nossas casas daqui para frente.

Não há futuro sem sustentabilidade

Sustentabilidade

Embora o conceito de casa do futuro esteja quase sempre vinculado à tecnologias de automação, a sustentabilidade será a um requisito primordial para as novas residências.

A otimização do uso de energia elétrica e água, através de dispositivos e técnicas construtivas, serão muito importantes em qualquer cenário futurístico. Com as condições climáticas mais extremas se agravando por todo o planeta, a economia, reciclagem e a otimização de recursos naturais nunca mais sairão de moda.

Casas do futuro: como nossas residências vão ser?

A preocupação com o meio ambiente pode vir desde a construção com o emprego de métodos de reciclagem de resíduos da obra, até o uso de vidros de proteção solar, que podem economizar energia. Qualquer tipo de esforço que possa ser feito para a criação de ambientes  mais sustentáveis será fundamental.

Podemos citar também as chamadas casas auto sustentáveis, capazes de produzir a própria energia e contar com sistemas de climatização que sequer utilizam energia.

O conceito de sustentabilidade também será levado à cidades cada vez mais planejadas, que viabilizem a sobrevivência humana, reduzindo impactos ambientais. É o caso do projeto de Bill Gates, conhecido como Belmont.

Assistentes pessoais

Estes dispositivos já estão cada vez mais presentes no cotidiano de muitas residências. Os principais disponíveis hoje no mercado são o Google Home e o Amazon Alexa. Estes dispositivos são apenas uma amostra de como a chamada IoT (Internet das Coisas- Internet of Things) estará cada vez mais presente no nosso cotidiano.

Os assistentes pessoais funcionam como uma espécie de secretária. Ativados por controle de voz, eles podem desempenhar milhares de tarefas que vão desde acender luzes, gerenciar as atividades da casa, lembrar sobre a agenda dos moradores, falar sobre trânsito e previsão do tempo, entre outros.

Casas do futuro: como nossas residências vão ser?

A tecnologia estará presente nos objetos mais triviais

Banheiros Inteligentes

Quando falamos em inovação nos ambientes, os banheiros muitas vezes são negligenciados. As novidades giram em torno de novas tecnologias de pisos e revestimentos, aliados às tendências de decoração.

Casas do futuro: como nossas residências vão ser?

Porém, um item que deve ser cada vez mais presente nos banheiros do futuro são os sanitários inteligentes. Inclusive, eles já são bastante populares no Japão. As bacias inteligentes contam com dispositivos para higienização, bloqueio de odores, aquecimento do assento e outros.

Também se tornarão mais populares os chamados espelhos inteligentes. Eles são capazes de analisar a pele do usuário e dar dicas de maquiagem e beleza.

Casas do futuro: como nossas residências vão ser?

Segurança

Sem sombra de dúvidas, a preocupação com a segurança continuará sendo uma tendência nas casas do futuro. Cada vez mais os dispositivos de segurança priorizarão a tecnologia, tirando o peso da vigilância total dos olhos humanos de vigias, porteiros e outros.

Casas do futuro: como nossas residências vão ser?

Os moradores terão cada vez mais controle sobre o que acontece em sua casa através de dispositivos de monitoramento, reconhecimento de retina, alertas de segurança contra curto-circuitos ou qualquer outro problema que ocorra na residência.

É claro que muitas outras novidades estarão presentes nas casas do futuro. Podemos até fazer uma outra previsão: se você continuar seguindo o blog do Egg43 Studio saberá de todas as novidades do mundo da arquitetura sempre.