Conheça construções alternativas à alvenaria

Conheça construções alternativas à alvenaria

29/01/2019 Off Por Tatiana Peterson

Veja alguns tipos de estruturas diferentes que podem fazer você repensar a alvenaria

No Brasil, o sistema mais utilizado em estruturas é, sem dúvidas, a alvenaria. As construções alternativas não são vistas com tanta naturalidade. Culturalmente, a alvenaria nos passa a sensação de segurança e de solidez. Porém, essa sensação, muitas vezes, não se confirma na prática.

A alvenaria é um tipo de estrutura excessivamente rígida, o que pode tornar a casa mais sujeita à rachaduras. Você já reparou que muitos apartamentos, principalmente nos andares altos dos edifícios, apresentam frequentemente as paredes rachadas? Isso acontece porque, mesmo em locais não sujeitos a terremotos, ocorrem leves movimentações do solo.  Estas oscilações, embora pequenas, acabam ocasionando pequenos danos às estruturas feitas em alvenaria.

Disposto a tentar algo diferente? Conheça então 4 tipos de construções alternativas que podem fazer você mudar de ideia em sua próxima obra:

1- Estrutura em madeira (Wood Frame)

O Wood Frame é composto por perfis de madeira estruturados que são fechados por painéis de vedação, usualmente feitos de OSB. Os perfis são feitos com madeira de reflorestamento, o que torna o Wood Frame um método sustentável de construção.

Em países onde há tremores de terra mais intensos e riscos de terremoto, o Wood Frame é um tipo de construção bastante popular. Sua estrutura mais flexível permite que a estrutura possa permanecer em pé, em caso de movimentações mais bruscas do solo.

Conheça construções alternativas a alvenaria

A alvenaria provoca sensação de segurança que, em alguns casos, pode não ser verdadeira

2- Construção em Contêiner

Entre as construções alternativas, as casas contêiner estão em alta. Os contêineres proporcionam possibilidades de projetos arquitetônicos mais contemporâneos.  Em relação ao custo, as despesas com transporte e adaptações do contêiner podem até ser mais maiores dos que o da alvenaria. Também existe a necessidade de controle da temperatura dentro deles. Os projetos de isolamento térmico e acústico devem ser bastante cuidadosos.

Conheça construções alternativas a alvenaria

3- Alvenaria em tijolo ecológico

O tijolo chamado de ecológico serve tanto para paredes como para substituição de vigas e pilares. Ele é feito de terra e cimento. Justamente por ter terra em sua composição, o conforto térmico que o tijolo ecológico proporciona ao ambiente é maior. Ele normalmente custa um pouco mais do que o tijolo convencional, em torno de 20%.  Por conter furos em sua estrutura, as tubulações elétricas e hidráulicas podem passar por dentro deles, sem que precisem ser quebrados.

Conheça construções alternativas a alvenaria

Algumas construções alternativas no Brasil são amplamente utilizadas em outros países

4- Drywall:

Ainda é visto no Brasil como um tipo de construção alternativa. Porém nos Estados Unidos e Europa, é um material amplamente utilizado. Uma das principais vantagens do drywall é a facilidade de montagem e desmontagem de suas estruturas. Visualmente, o drywall é semelhante à alvenaria, quando utilizado nas paredes e forro.

Conheça construções alternativas a alvenaria

E você? Já viveu em casas feitas de construções alternativas? Qual foi sua sensação? Conte para a gente aqui nos comentários. Aproveite e aprenda sobre o que é o Retrofit, a técnica que preserva e renova a história das construções.