Isopor para nivelar pisos. É possível?

Isopor para nivelar pisos. É possível?

12/06/2019 4 Por Tatiana Peterson

Entenda como o isopor pode ser usado para fazer contrapisos funcionais e econômicos

Você já ouviu falar na utilização do isopor para nivelar pisos? Pois, saiba que realmente é possível e, sobretudo, é uma excelente alternativa. Acompanhe então como o nivelamento de pisos pode ser feito com isopor e quais as características dessa opção.

O isopor um material produzido a partir do poliestireno, uma resina termoplástica leve e de fácil manuseio. É bom lembrar também que a resina termoplástica é utilizada para fabricação de diversos outros produtos, como copos descartáveis, lacres e  muitos outros.

O uso das placas de poliestireno expandido aparece também em portas e painéis frigoríficos, câmaras frias, contêineres, etc, devido à sua propriedade de isolamento térmico.

Além de todas estas aplicações, o poliestireno expandido, também conhecido como EPS Isopor, é uma excelente alternativa quando o assunto é fazer contrapisos.

Isopor para nivelar pisos. É possível?

Por que usar o isopor para nivelar pisos?

O EPS é um material extremamente prático e fácil de manusear. Por ser um material leve, o isopor se mostra extremamente versátil.

O isopor pode ser usado para o nivelamento e preenchimento de vários tipos de terrenos. É uma técnica cada vez usada pois, além de eficiente, é de manuseio bastante fácil.

Dado o seu pouco peso, as placas de EPS Isopor não deixam as estruturas sobrecarregadas. As placas podem ser encontradas em diversas densidades e possuem alta resistência mecânica, ou seja, não se quebram com facilidade.

As placas de isopor podem ser facilmente cortadas, o que torna o material bastante adaptável a aclives, declives e qualquer desnível presente na estrutura.

Isopor para nivelar pisos. É possível?

Além de simples, o EPS Isopor é um material extremamente durável. Não é biodegradável, embora seja um material 100% reciclável, o que faz com que o conceito de sustentabilidade esteja presente na obra.

Outra vantagem bem importante do poliestireno expandido é que insetos e roedores permanecem sempre longe dele. Também é um material excelente em contato com umidade, já que não propaga o mofo.

Se você reside em edifício, o nivelamento com isopor traz outra vantagem. Ele é um excelente isolante acústico, o que ajuda na diminuição de ruídos entre os andares.O conforto térmico também é uma característica do EPS. Assim, com sua aplicação, seus ambientes também podem ficar mais aconchegantes.

A mão de obra da aplicação do isopor para nivelar piso também é bastante simples. Como o EPS é fácil de manusear, você pode obter tanto economia quanto ótimos resultados na sua obra.

Como aplicar isopor no contrapiso?

Mesmo que você não seja o responsável pela aplicação do EPS no nivelamento de seu piso, algumas dicas da técnica são fundamentais para que você acompanhe o trabalho da mão de obra:

Isopor para nivelar pisos. É possível?

  1. A primeira coisa a fazer é o cálculo da densidade das placas de isopor. Para este cálculo, devem ser considerados se há tráfego de veículos, o nível de tráfego de pessoas e a quantidade e peso dos objetos que serão colocados no local. Em obras que requeiram um contrapiso com espessura superior aos comuns 3 a 5 cm, o contrapiso pode ser feito com o EPS Isopor granulado;
  2. O próximo passo é a avaliação correta dos desníveis. Assim é possível calcular a quantidade de material que será necessária;
  3. A superfície onde as placas de EPS serão aplicadas devem ser limpas. As placas devem ser posicionadas para que não haja espaço entre cada uma delas;
  4. As placas de EPS devem conter uma película de polietileno sobre elas;
  5. A argamassa mista pode ser utilizada em uma proporção de 1:3 como lastro de piso;
  6. Finalmente, o piso pode ser instalado.

Gostou da dica? Então, não deixe de seguir o blog do Egg43 Studio e fique sempre por dentro das últimas tendências da arquitetura e construção sustentável.