Não cometa erros ao limpar porcelanato

06/11/2018 Off Por rogerio

Limpeza de porcelanato: como não errar e manter seu piso sempre bonito

Quando o assunto é piso, o porcelanato é sem dúvida um dos mais queridos do Brasil. Seja polido, acetinado ou fosco, suas peças são sempre muito bonitas dando um visual atual e clean ao ambiente, seja interno ou externo. Embora seja um piso prático de cuidar no dia-a-dia, alguns erros ao limpar porcelanato podem causar danos irreversíveis ao piso. Por exemplo, ao utilizar produtos inadequados, pode ocorrer o chamado ataque químico, que deixa a superfície do piso porosa, tornando-o opaco e mais suscetível a manchas.

Produtos para não utilizar na limpeza do porcelanato

Quem coloca um porcelanato novo, geralmente quer fazer de tudo para manter o piso o mais bonito possível. Porém, resista à tentação de fazer experiências com produtos diferentes ou então aqueles mais antigos que você acha que sempre funcionam para tudo.

Uma das principais causas de danos ao porcelanato é o uso de produtos compostos por flúor e seus derivados, principalmente o ácido fluorídrico, encontrado em produtos como Brilhol, Semorin, Brilha Alumínio e similares. Produtos que contenham hidróxidos de potássio e sódio como sabão em pó, ceras, água sanitária, ácidos e soda cáustica também podem danificar os porcelanatos. Muito cuidado também ao misturar produtos. Esteja atento à especificação de cada um e saiba que estas misturas geralmente não são boa ideia para uma limpeza segura deste tipo de piso.

Principais erros ao limpar porcelanato

Mesmo com produtos indicados para a limpeza de porcelanato, jamais aplique-os usando esponjas abrasivas, palha de aço, escovas ou vassouras de cerdas duras. Outro erro aparentemente inofensivo é utilizar o mesmo pano e água em diversos cômodos.  Se o porcelanato tiver qualquer concentração de brilho na superfície, não utilize a água sanitária — ela pode justamente danificar a camada sua brilhante. Também nunca deixe produtos agirem muito tempo sobre o piso. Mesmo que seja um simples sabão, retire qualquer produto de limpeza logo após esfregar e certifique-se de não deixar nenhum resíduo.

Como é a limpeza correta do porcelanato

Então você pergunta: O que fazer então para não cometer erros ao limpar porcelanato? A chave é: seja simples. De acordo com a Elisabeth , único fabricante que produz 100% dos seus porcelanatos no Brasil, para limpeza diária é indicado apenas o uso do detergente neutro diluído em água (detergente ph=7,0).

Porém, para que a limpeza diária seja feita corretamente, a Elisabeth indica a técnica dos dois baldes. O procedimento consiste em:

  • Balde 1: água limpa + detergente neutro + pano limpo a ser usado na limpeza.
  • Balde 2: somente água, pois é onde o pano será limpo e será evitada a contaminação da mistura do balde 1. Troque a água do balde 2 sempre que necessário.

Lembre-se que a proporção entre água e detergente pode ser de 1/20 (1 parte de detergente para 20 de água, quando se trata de uma limpeza leve)  ou 1/10 (1 parte de detergente para 10 de água, quando se trata de uma limpeza mais pesada).

Outra preciosa dica: quando se trata de porcelanato — sujou, limpou. Nunca deixe uma sujeira por muito tempo no piso, para evitar maior dificuldade em removê-la ou então ter uma mancha permanente.  Portanto, para não cometer erros ao limpar porcelanato, não faça experiências com produtos contra-indicados e não utilize utensílios abrasivos. Opte pelo básico, use o detergente neutro. Desta forma, seu porcelanato estará sempre impecável. Caso você tenha alguma dúvida, deixe aqui seu comentário. Será um prazer trocar mais ideias com você.